SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue56Psychiatric hospitals in timeless dialoguesMental health users as educators: what can their narratives teach us? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283On-line version ISSN 1807-5762

Abstract

KLEBA, Maria Elisabeth; COLLISELLI, Liane; DUTRA, Altamir Trevisan  and  MULLER, Eliara Solange. Trilha interpretativa como estratégia de educação em saúde: potencial para o trabalho multiprofissional e intersetorial. Interface (Botucatu) [online]. 2016, vol.20, n.56, pp.217-226.  Epub Nov 13, 2015. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0339.

Este relato tem por objetivo divulgar a experiência de uma trilha interpretativa, organizada a partir de um circuito com seis estações temáticas, entre as quais os participantes precisavam se deslocar/caminhar, desenvolvida por estudantes, professores e técnicos da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, em conjunto com profissionais de um município do oeste catarinense, no Brasil. Foram realizadas duas trilhas em áreas verdes, as quais consideraram a realidade municipal, discutida com profissionais locais, para abordar nas seis estações, planejadas como atividades multiprofissionais e intersetoriais. As trilhas envolveram, aproximadamente, duzentas pessoas, incluindo: famílias agricultoras, alunos da Casa Familiar Rural, grupos de mulheres e lideranças locais. Destacam-se a integração ensino-serviço-comunidade, o desenvolvimento de estratégias educativas dialógicas, proatividade no planejamento, implementação e avaliação das ações, e a sensibilização quanto à importância da educação e da promoção da saúde pelos estudantes, profissionais e população local.

Keywords : Promoção da Saúde; Educação em Saúde; Assistência integral à Saúde; Ação intersetorial; Equipe de assistência ao paciente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )