SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Use of dental services in areas covered by the Family Health Strategy in Olinda, BrazilAnalysis of oral health indicators of Pernambuco: performance of cities according to size population, population enrolled in the Information System for Primary Care and proportion in the Family Health Strategy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos Saúde Coletiva

Print version ISSN 1414-462XOn-line version ISSN 2358-291X

Abstract

WEIDLE, Welder Geison; MEDEIROS, Cássia Regina Gotler; GRAVE, Magali Teresinha Quevedo  and  DAL BOSCO, Simone Morelo. Escolha da via de parto pela mulher: autonomia ou indução?. Cad. saúde colet. [online]. 2014, vol.22, n.1, pp.46-53. ISSN 2358-291X.  https://doi.org/10.1590/1414-462X201400010008.

Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção e preferência de gestantes e puérperas sobre o parto vaginal e cesáreo. Pesquisa transversal, de caráter exploratório, com abordagem quanti-qualitativa, ocorrida em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de um município de pequeno porte do Vale do Taquari. A amostra foi composta por 81 gestantes, o que significa 20,88% dos nascimentos anuais, e 28,72% das gestantes cadastradas no Sistema de Informações do Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento do Ministério da Saúde (SISPRENATAL); destas, 75% (n=61) preferem o parto vaginal e 25% (n=20), o parto abdominal. Estes dados indicam que a preferência referida pelas gestantes não influencia no tipo de parto realizado, pois o índice de cesáreas do município em questão é de 89%. Foram entrevistadas três puérperas que realizaram partos abdominais e na concepção destas o parto vaginal oferece mais risco na parturição. Conclui-se que a humanização da atenção no pré-natal e ao parto, com indicação médica baseada em evidências, pode contribuir para a redução do percentual de cesarianas, pois o estudo mostra que estas não têm ocorrido, na maioria das vezes, por escolha da mulher.

Keywords : parto; cesárea; tendências; assistência perinatal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )