SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Associated factors to the use of an emergency service, Ouro Preto, 2012National Program for Tobacco Control (NPTC) in social perspective: network analysis, capital and support author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos Saúde Coletiva

Print version ISSN 1414-462XOn-line version ISSN 2358-291X

Abstract

CAMPOS JUNIOR, Ailson  and  AMARANTE, Paulo Duarte de Carvalho. Estudo sobre práticas de cuidado em saúde mental na Atenção Primária: o caso de um município do interior do estado do Rio de Janeiro. Cad. saúde colet. [online]. 2015, vol.23, n.4, pp.425-435. ISSN 1414-462X.  https://doi.org/10.1590/1414-462X201500040226.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi compreender/problematizar como eram realizadas as abordagens que surgiam como demandas em saúde mental na prática do médico nessas unidades de saúde. Desse modo, a prática dos profissionais médicos que assistem os usuários da Estratégia de Saúde da Família, a relação com as questões de saúde mental, a capacidade de uma visão mais holística da comunidade assistida e a relação com o uso de medicações psicofarmacológicas foram as três categorias analíticas que balizaram a realização da pesquisa em todas as suas fases.

Método

Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os profissionais médicos e o material coletado foi analisado pela técnica de análise do discurso. Os textos foram lidos exaustivamente e decompostos em fragmentos que foram agrupados por temas coincidentes com as intenções e objetivos a que o estudo se orienta.

Resultado

Foi compreendido, dentre outras coisas, que a relação que os médicos assumem com a comunidade assistida de maneira geral ainda está muito atrelada a uma visão clínica-institucional que não privilegia algumas questões de identidade, cultura e movimentos sociais nas comunidades. Também foi observada a inexistência de práticas voltadas para o empoderamento dos sujeitos sobre suas condições de vida, saúde e subjetividade.

Keywords : Práticas de saúde; saúde mental; atenção primária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )