SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue2Critical health Psychology in the hospital contextNotes on suicide at work based on the critical theory of society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

MONTEIRO, Janine Kieling et al. Adoecimento psíquico de trabalhadores de unidades de terapia intensivaEnfermamiento psíquico de trabajadores de unidades de terapia intensiva. Psicol. cienc. prof. [online]. 2013, vol.33, n.2, pp.366-379. ISSN 1414-9893.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932013000200009.

As unidades de terapia intensiva (UTIs) podem ser consideradas um dos setores mais agressivos e sobrecarregados em hospitais. Esta pesquisa teve como objetivo compreender aspectos da organização do trabalho que podem estar associados ao adoecimento psíquico em trabalhadores da saúde de UTIs e às estratégias defensivas utilizadas, com a utilização do método misto. A partir de um estudo quantitativo com profissionais da área de enfermagem que atuam nesse setor, recrutados de dois hospitais privados da região metropolitana de Porto Alegre/RS, foram entrevistados oito sujeitos com adoecimento mental (depressão e/ou burnout). Nos resultados, destacaram-se: pouco reconhecimento e apoio no trabalho, sobrecarga de trabalho, trabalhar no turno noturno (prejuízo no sono), dificuldades de relacionamento com chefia, crise ética entre seus valores e questões profissionais, rigidez institucional e dificuldade de lidar com a morte. Nas estratégias utilizadas, apareceram a negação e a banalização do sofrimento, a racionalização e a fuga. Salienta-se a necessidade de uma escuta qualificada e de apoio institucional para esse profissional, que se encontra em sofrimento psíquico extremo.

Keywords : Unidades de terapia intensiva; Profissionais da saúde; Doenças ocupacionais; Psicopatologia; Trabalho; Saúde ocupacional..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License