SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue2The Social-Professional Space of the Family Health Strategy from the Perspective of PsychologistsMaternal Anxiety and Behavioral Problems of Children with Cleft Lip and Palate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893On-line version ISSN 1982-3703

Abstract

SANTOS, Camila Simões  and  SILVEIRA, Lia Marcia Cruz da. Percepções de Mulheres que Vivenciaram o Aborto sobre Autonomia do Corpo Feminino. Psicol. cienc. prof. [online]. 2017, vol.37, n.2, pp.304-317. ISSN 1414-9893.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000582016.

O aborto é um tema de difícil diálogo devido aos diferentes posicionamentos morais que suscita, e obter um depoimento fiel das mulheres acerca do tema é delicado, pois se trata de uma temática que vai muito além da simples pergunta “você já praticou aborto?”. Nesse sentido, antes de tratar dos motivos que levam uma mulher a decidir fazer um aborto, torna-se importante acolher o que essa mulher entende por autonomia, ou seja, como essa mulher percebe sua liberdade no trato com o próprio corpo. Desse modo, este estudo objetivou analisar o discurso de mulheres que vivenciaram o aborto sobre a autonomia do corpo feminino. Participaram do estudo 15 mulheres de idades entre 18 e 67 anos, o instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada e o método de análise foi a “análise de discurso francesa”, que busca evidenciar os sentidos que os sujeitos dão à realidade. As mulheres reconhecem a autonomia sobre seus corpos como uma liberdade de escolha, porém, quando se trata do aborto, essa escolha precisa ser velada. Portanto, mesmo considerando as decisões sobre uma gravidez e o possível aborto como um direito seu, nos discursos, o aborto apareceu ligado a um juízo de valor negativo.

Keywords : Aborto; Autonomia; Corpo Feminino; Saúde da Mulher; Direitos Sexuais e Reprodutivos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )