SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Separation difficulties analyzed in the light of the transitional phenomena theory in a child diagnosed with separation anxiety disorderThe psychic suffering of institutionally sheltered adolescent mothers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental

Print version ISSN 1415-4714On-line version ISSN 1984-0381

Abstract

JORGE, Marco Antonio Coutinho  and  TRAVASSOS, Natália Pereira. A epidemia transexual: histeria na era da ciência e da globalização?. Rev. latinoam. psicopatol. fundam. [online]. 2017, vol.20, n.2, pp.307-330. ISSN 1415-4714.  https://doi.org/10.1590/1415-4714.2017v20n2p307.7.

Este artigo explora questões relativas à transexualidade partindo da noção psicanalítica da histeria como estrutura básica do sujeito. As impressionantes epidemias de histeria ocorridas ao longo da história revelam como a histeria produz questionamentos radicais sobre o enigma da diferença sexual dirigidos ao saber dominante de cada época. Para responder à questão sobre qual é o lugar da histeria na contemporaneidade, lançamos a seguinte hipótese: a mais significativa forma assumida pela histeria hoje é a epidemia de transexualidade, produzida no encontro com o discurso da ciência, dominante na cultura globalizada.

Keywords : Psicanálise; histeria; transexualidade; epidemia.

        · abstract in English | French | Spanish | German | Chinese     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )