Acessibilidade / Reportar erro

Síndrome de burnout em técnicos de enfermagem de um hospital público do Estado de São Paulo

INTRODUÇÃO:

A síndrome de burnout é um fenômeno psicossocial que surge como resposta aos estressores interpessoais crônicos presentes no trabalho. Vários são os estressores que fazem dos técnicos de enfermagem profissionais vulneráveis a situações cotidianas de estresse nas atividades de trabalho que podem desencadear essa síndrome, em destaque a baixa autonomia desse profissional dentro da equipe de saúde e o maior tempo de contato com os pacientes.

OBJETIVOS:

Avaliar a prevalência da síndrome de burnout em técnicos de enfermagem de um hospital público universitário e sua associação com as variáveis sociodemográficas e profissionais.

MÉTODOS:

Foi aplicado um questionário com informações sociodemográficas e profissionais e o Inventário de Burnout de Maslach (MBI-SS) para 534 profissionais.

RESULTADOS:

A prevalência da síndrome de burnout entre os técnicos de enfermagem foi de 5,9%. Além disso, 23,6% desses apresentaram alto desgaste emocional; 21,9% alta despersonalização; e 29,9% baixa realização profissional. Houve associação estatisticamente significativa do desgaste emocional com setor de trabalho e estado civil; despersonalização com possuir filhos e apresentar problemas de saúde; e baixa realização profissional com setor de trabalho e número de empregos. Houve associação de satisfação no trabalho com as três dimensões.

CONCLUSÃO:

O trabalho em saúde exige dos profissionais uma atenção intensa e prolongada a pessoas que estão em situação de dependência. Para os técnicos de enfermagem, o contato íntimo com os pacientes de difícil manejo e o receio de cometer erros no cuidado são fatores adicionais de estresse crônico e casos de burnout evidenciados neste estudo.

Esgotamento profissional; Cuidados de enfermagem; Saúde do trabalhador; Saúde pública; Saúde mental; Hospitais públicos


Associação Brasileira de Saúde Coletiva Av. Dr. Arnaldo, 715 - 2º andar - sl. 3 - Cerqueira César, 01246-904 São Paulo SP Brasil , Tel./FAX: +55 11 3085-5411 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revbrepi@usp.br