Resumos
Com o objetivo de avaliar dois programas de alimentação (3 e 4 fases) sobre o desempenho e rendimento de carcaça de duas marcas comerciais de frangos de corte (Hubbard e Arbos Acres), utilizaram-se 1600 pintos de 1 dia, sendo 800 de cada marca comercial. Foi usado delineamento inteiramente casualizado, em arranjo fatorial 2 x 2 x 2 (programas x marcas comerciais x sexos), com quatro repetições e 50 aves por unidade experimental. No período de 1 a 46 dias, não houve efeito dos programas de alimentação e das marcas comerciais de frangos de corte sobre o ganho de peso e consumo de ração. Para conversão alimentar, houve interação entre a marca Arbor Acres e o sexo, os machos tiveram resultados melhores que as fêmeas. Quanto ao rendimento de carcaça eviscerada (sem pés, cabeça e pescoço) e porcentagem de gordura abdominal, não houve diferença entre as marcas comerciais de frangos de corte e os programas utilizados. Nas condições em que foi realizado este experimento, é possível utilizar qualquer programa de alimentação.
frangos de corte; programas de alimentação; rendimento de carcaça
With the objective to evaluate two feeding programs (4 and 3 phases), on the performance and carcass yield of two commercial strains (Hubbard and Arbor Acres), 1,600 1-d chicks were used, 800 of each strain. A completely randomized design, in a 2 x 2 x 2 (program x strain x sex) factorial arrangement, with four replicates, was used. During the period from 1 to 46 days period, no effects were verified due either to programs or strains on weight gain and feed intake. For feed:gain ratio, there was interaction between sex and strain Arbos Acres; the males had better feed:gain ratio than females. In relation to the yield of eviscerated carcass (without head, feet and neck) and percentage of abdominal fat, there was no difference between strains and programs. In the conditions in which this experiment was developed, it is possible to use any feed programs.
broilers; feeding programs; carcass yield
Efeito de Dois Programas de Alimentação sobre o Desempenho e o Rendimento de Carcaça de duas Marcas Comerciais de Frangos de Corte1 1 Parte da Monografia do primeiro autor apresentada ao DZO da Universidade Estadual de Maringá (UEM)-PR, para obtenção do título de Zootecnista.
Ramalho José Barbosa Rodrigueiro2 1 Parte da Monografia do primeiro autor apresentada ao DZO da Universidade Estadual de Maringá (UEM)-PR, para obtenção do título de Zootecnista. , Alice Eiko Murakami3 1 Parte da Monografia do primeiro autor apresentada ao DZO da Universidade Estadual de Maringá (UEM)-PR, para obtenção do título de Zootecnista. , Paulo Cesar Pozza5 1 Parte da Monografia do primeiro autor apresentada ao DZO da Universidade Estadual de Maringá (UEM)-PR, para obtenção do título de Zootecnista. , Cláudio Scapinello3 1 Parte da Monografia do primeiro autor apresentada ao DZO da Universidade Estadual de Maringá (UEM)-PR, para obtenção do título de Zootecnista. , Ivan Moreira3 1 Parte da Monografia do primeiro autor apresentada ao DZO da Universidade Estadual de Maringá (UEM)-PR, para obtenção do título de Zootecnista. , Rafael Neme4 1 Parte da Monografia do primeiro autor apresentada ao DZO da Universidade Estadual de Maringá (UEM)-PR, para obtenção do título de Zootecnista.
RESUMO - Com o objetivo de avaliar dois programas de alimentação (3 e 4 fases) sobre o desempenho e rendimento de carcaça de duas marcas comerciais de frangos de corte (Hubbard e Arbos Acres), utilizaram-se 1600 pintos de 1 dia, sendo 800 de cada marca comercial. Foi usado delineamento inteiramente casualizado, em arranjo fatorial 2 x 2 x 2 (programas x marcas comerciais x sexos), com quatro repetições e 50 aves por unidade experimental. No período de 1 a 46 dias, não houve efeito dos programas de alimentação e das marcas comerciais de frangos de corte sobre o ganho de peso e consumo de ração. Para conversão alimentar, houve interação entre a marca Arbor Acres e o sexo, os machos tiveram resultados melhores que as fêmeas. Quanto ao rendimento de carcaça eviscerada (sem pés, cabeça e pescoço) e porcentagem de gordura abdominal, não houve diferença entre as marcas comerciais de frangos de corte e os programas utilizados. Nas condições em que foi realizado este experimento, é possível utilizar qualquer programa de alimentação.
Palavras-chave: frangos de corte, programas de alimentação, rendimento de carcaça
Effect of Two Feeding Programs on the Performance and Carcass Yield of Two Commercial Strains of Broilers1 1 Parte da Monografia do primeiro autor apresentada ao DZO da Universidade Estadual de Maringá (UEM)-PR, para obtenção do título de Zootecnista.
ABSTRACT - With the objective to evaluate two feeding programs (4 and 3 phases), on the performance and carcass yield of two commercial strains (Hubbard and Arbor Acres), 1,600 1-d chicks were used, 800 of each strain. A completely randomized design, in a 2 x 2 x 2 (program x strain x sex) factorial arrangement, with four replicates, was used. During the period from 1 to 46 days period, no effects were verified due either to programs or strains on weight gain and feed intake. For feed:gain ratio, there was interaction between sex and strain Arbos Acres; the males had better feed:gain ratio than females. In relation to the yield of eviscerated carcass (without head, feet and neck) and percentage of abdominal fat, there was no difference between strains and programs. In the conditions in which this experiment was developed, it is possible to use any feed programs.
Key Words: broilers, feeding programs, carcass yield
Introdução
Entende-se por programas de alimentação a utilização de diferentes práticas de manejo de arraçoamento na alimentação de frangos de corte, em diferentes fases ou períodos de seu desenvolvimento (MENDES, 1990).
Os programas de alimentação normalmente utilizados na produção de frangos de corte, no Brasil, seguem as recomendações de ROSTAGNO et al. (1983) e do NATIONAL RESEARCH COUNCIL - NRC (1984), em que são recomendados três diferentes rações durante o período de criação das aves. Atualmente, com a redução da idade de abate, tornou-se necessário o estudo da variação dos períodos de administração e do número de rações, com a finalidade de adequar os programas alimentares no sentido de ajustar com melhor precisão as exigências nutricionais.
As adequações dos programas nutricionais estão relacionadas com a habilidade dos frangos em se adaptarem a diferentes regimes alimentares. Este fato também possibilita comparar diferentes marcas comerciais de frangos de corte presentes no mercado, a fim de verificar as mais produtivas e de qualidade superior, uma vez que as exigências entre marcas são diferentes (MENDES, 1988; GARCIA et al., 1989).
O objetivo deste trabalho, portanto, foi verificar o efeito de dois programas de alimentação sobre o desempenho e o rendimento de carcaça de duas marcas comerciais de frangos de corte.
Material e Métodos
Foram utilizados 1600 pintos de corte, 50% de cada sexo, totalizando 800 da marca comercial Hubbard e 800 da Arbor Acres, em um delineamento inteiramente casualizado em arranjo fatorial 2 x 2 x 2, sendo dois programas de alimentação, duas marcas comerciais e dois sexos, totalizando oito tratamentos, com quatro repetições e 50 aves por unidade experimental. As rações (Tabela 1) foram formuladas para atender as exigências das aves, utilizando a composição dos ingredientes de acordo com ROSTAGNO et al. (1983), e foram fornecidas de acordo com os seguintes programas de alimentação:
Programa 1 - Pré-inicial (01 a 10 dias), Inicial (11 a 22 dias), Crescimento (23 a 40 dias) e Acabamento (41 a 46 dias);
Programa 2 - Inicial (01 a 22 dias), Crescimento (23 a 40 dias) e Acabamento (41 a 46 dias).
Os parâmetros avaliados foram ganho de peso, consumo de ração, conversão alimentar, fator de produção, rendimento de carcaça eviscerada (sem pés, cabeça e pescoço) e mortalidade. O fator de produção foi determinado aos 46 dias, multiplicando-se o ganho médio diário (kg) pela porcentagem de viabilidade, dividido pela conversão alimentar vezes a idade (dias), sendo este resultado multiplicado por 100. Para o rendimento de carcaça, foram abatidas 96 aves aos 46 dias de idade, sendo três aves de cada repetição. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância (teste de F a 5% de probabilidade) e, para as comparações das médias, utilizou-se o teste de Tukey a 5% de probabilidade.
Resultados e Discussão
Os resultados de desempenho total (1 a 46 dias de idade) das marcas comerciais de frangos de corte sobre os programas alimentares estão representados na Tabela 2.
Não houve efeito significativo na fase total de criação de frangos de corte entre os programas alimentares utilizados, verificando-se, portanto, que os diferentes níveis de proteína e energia das rações iniciais não influenciaram o desempenho final das aves, confirmando os resultados de BERTECHINI et al. (1991a e 1991b), os quais foram contraditórios aos encontrados por ZÚNIGA (1992). Entre as marcas comerciais Hubbard e Arbor Acres, não se observou diferença no ganho de peso, consumo de ração e na conversão alimentar, mesmo tendo conhecimento da possível diferença na exigência nutricional entre marcas comerciais de frangos de corte. Variação no consumo de ração entre marcas comerciais de frangos de corte foi observada por GARCIA et al. (1992). Como era de se esperar, os machos ganharam mais peso que as fêmeas, independente do programa alimentar utilizado.
Constatou-se interação significativa entre as marcas comerciais de frangos de corte e sexo para a conversão alimentar (Tabela 3). Observa-se que, para a marca comercial Hubbard, a conversão alimentar foi semelhante, independente de sexo. Entretanto, o mesmo não ocorreu com a marca comercial Arbor Acres, em que os machos apresentaram melhor conversão alimentar que as fêmeas. Ambas as marcas comerciais não apresentaram diferenças significativas quanto à conversão alimentar dentro de sexo.
Os resultados de rendimento de carcaça e deposição de gordura animal estão representados na Tabela 4. Não houve influência dos programas de alimentação e das marcas comerciais de frangos de corte no rendimento de carcaça e na deposição de gordura abdominal. Os resultados de sexo, entretanto, apresentaram-se diferentes apenas na deposição de gordura abdominal, em que as fêmeas apresentaram quantidades superiores aos machos.
Os resultados de mortalidade e fator de produção estão representados na Tabela 5. Não se observaram diferenças significativas dos programas de alimentação e das marcas comerciais sobre a mortalidade. Entretanto, houve diferenças significativas entre sexo, em que os machos apresentaram mortalidade superior em comparação às fêmeas, com taxa de 11,21 e 8,68%, respectivamente. Maior resultado médio do fator de produção foi encontrado para o programa de alimentação de três fases, a marca comercial Arbor Acres e o sexo macho.
Conclusões
É possível utilizar qualquer um dos programas de alimentação, independente da marca comercial de frangos de corte utilizado.
Os resultados de desempenho e rendimento de carcaça foram semelhantes para as duas marcas comerciais de frangos de corte.
Referências Bibliográficas
Recebido em: 30/10/98
Aceito em: 27/08/99
2 Estudante de Pós-Graduação da Universidade Federal de Viçosa, Bolsista do CNPq.
3 Professor do Departamento de Zootecnia da UEM - Maringá - PR
4 Estudante de Doutorado FCAV/UNESP - Jaboticabal, SP.
5 Professor do Departamento de Zootecnia, UNIOESTE - 85960-000 - Mal. Cândido Rondon - PR.
- BERTECHINI, A.G., ROSTAGNO, H.S., SOARES, P.R. et al. 1991a. Efeitos de programas de alimentação e níveis de energia da ração sobre o desempenho e a carcaça de frangos de corte R. Soc. Bras. Zootec., 20(3):267-280.
- BERTECHINI, A.G., ROSTAGNO, H.S., SOARES, P.R. et al. 1991b. Efeitos da variação do nível de energia nas rações inicial e final sobre o desempenho e carcaça de frangos de corte. R. Soc. Bras. Zootec., 20(3):241-249.
- GARCIA, E.A., MENDES A.A., CURI, P.R. et al. 1992. Efeito da linhagem e da ração sobre o desempenho de frangos de corte e rendimento de carcaça. Vet. e Zootec., 4:7-15.
- GARCIA, E.A., SILVA, A.B.P. Desempenho e rendimento de carcaça de três linhagens comerciais de frangos de corte In: CONFERÊNCIA DE CIÊNCIA AVÍCOLA, 1989, Campinas. Anais...Campinas: FACTA, p.157, 1989.
- MENDES, A.A., GARCIA, E.A., PATRICIO, I.S. 1988. Desempenho e rendimento de carcaça de cinco linhagens comerciais de frangos de corte. Bolet. Téc. Big Birds, 1:2-10.
- MENDES, A.A. 1990. Prova didática: programa de alimentação para frangos de corte Concurso de livre docência na disciplina de avicultura. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP. 19p.
- NATIONAL Research Council - NRC. 1984. Nutrient requirement of poultry, 17.ed. 48p.
- ROSTAGNO, H.S., SILVA, D.J., COSTA, P.M.A. et al. 1983. Composição de alimentos e exigências nutricionais de ave e suínos. Tabelas brasileiras. Viçosa: UFV. 50p.
- ZÚNIGA, I.M.O. Efeitos de dois programas de alimentação e forma física da ração sobre o desempenho de duas linhagens de frangos de corte Belo Horizonte, MG: UFMG, 1992. 61p. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Federal de Minas Gerais, 1992.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
12 Jan 2004 -
Data do Fascículo
Abr 2000
Histórico
-
Aceito
27 Ago 1999 -
Recebido
30 Out 1998