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O Universo Psicológico do Futuro Médico: Vocação, Vicissitudes e Perspectivas

Livros

O Universo Psicológico do Futuro Médico: Vocação, Vicissitudes e Perspectivas

Por Luiz Roberto Millan, Orlando Lúcio Neves De Marco, Eneiza Rossi e Paulo Corrêa Vaz de Arruda. 1999. São Paulo: Casa do Psicólogo. 282 páginas. ISBN 85-7396

"Antigamente, a medicina era considerada eminentemente como uma `arte', um conjunto de conhecimentos pragmáticos e de receitas. Na atualidade ela está em vias de vir a ser a ciência das ciências. Todas as ciências vão, gradativamente, convergir para a sua elevação."

Encontramos esta afirmação no primeiro capítulo deste livro que busca, através dos estudos realizados pelo grupo Grupo de Assistência Psicológica ao Aluno (Grapal) - da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, funcionando há 12 anos - , não só avaliar e detectar as dificuldades dos estudantes de medicina, mas também orientá-los e tratá-los através de psicoterapia breve, orientação familiar e grupos de reflexão sobre identidade médica e relação médico-paciente.

No livro, os autores fazem uma gostosa viagem, começando pela vocação médica, falando das aptidões menores com a escolha profissional. São temas sobre os quais os autores levantam hipóteses e sugestões para a continuidade dos estudos deste tão delicado problema que é o desvendar da vocação médica.

Nos capítulos seguintes, passamos para o curso médico, a dificuldade de se chegar ao curso, o modelo de escolha dos futuros médicos, as novas idéias e novos currículos para a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e outras faculdades, assim como outros métodos de aprendizagem. Na conclusão, dados reveladores de uma profissão que coloca o jovem médico em estado de estresse antes mesmo de entrar no mercado de trabalho. As relações entre alunos, professores e pacientes são tratadas de forma clara e objetiva, conceitos são elucidados e distorções são apontadas. Neste capítulo a ética é discutida e é sugerida a sua inclusão em cursos de pós-graduação.

Quando os autores avaliam o estudante de medicina e o seu estado emocional ao longo de três capítulos e culminam com o tratamento nas diversas universidades, mostram-nos uma realidade assustadora, principalmente hoje, onde o acadêmico de medicina é ainda mais jovem e inexperiente. Temos distúrbios do comportamento que podem agravar a relação médico-paciente e aumentar os problemas psiquiátricos entre acadêmicos, chegando até os suicidas, já que eles procuram o serviço de aconselhamento somente em períodos de crise. Neste capítulo podemos nos avaliar e reavaliarmos a conduta de colegas que não entendíamos na época da faculdade . Este é um exercício bastante interessante. Quanto a considerações sobre erro médico, a discussão é elucidativa, a conclusão nos leva a reflexões quanto à formação nos cursos de medicina, permitindo que também extrapolemos o assunto para a nossa prática diária.

Finalizando, o livro traz várias entrevistas com professores eméritos que falam de suas vidas como acadêmicos e professores, das quais extraímos lições imediatas. Nas entrevistas com estudantes do primeiro ao sexto ano, temos toda a trajetória de um sonho até o encontro com a realidade que é ser médico. Este livro é uma luz que começa a ganhar força e iluminar um horizonte maior, principalmente neste momento, em que várias faculdades surgem lançando ainda mais jovens no mercado de trabalho.

José Manoel Bombarda

Psiquiatra, membro do Conselho

Regional de Medicina do Estado de São Paulo

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Jun 2000
  • Data do Fascículo
    Jun 1999
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