Acessibilidade / Reportar erro

Resposta ao Prof. Laranjeira: "Artigo do GREA-USP não declara conflito de interesse"

Answer to Prof. Laranjeira: "Artigo do GREA-USP não declara conflito de interesse"

CARTAS AOS EDITORES

Resposta ao Prof. Laranjeira: "Artigo do GREA-USP não declara conflito de interesse"

Answer to Prof. Laranjeira: "Artigo do GREA-USP não declara conflito de interesse"

Sr. Editor,

1. A informação do Prof. Laranjeira ("artigo do GREA-USP não declara conflito de interesse") não procede, já que o artigo citado1 foi submetido à Revista em 18/3/2004, antes da criação da referida ONG, em 26/4/2004.

2. Este artigo é um dos resultados da tese de doutorado defendida na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em 29/11/2004, que teve início em junho/2000, com auxílio Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e aprovada pela Comissão de Análise de Projetos de Pesquisa (CAPPesq).

3. Salvo o equívoco exposto acima, causa espécie ler o artigo "Hábitos, atitudes e crenças de fumantes em quatro capitais brasileiras",2 publicado no número anterior da Revista, (Gigliotti & Laranjeira) no qual é citado que a pesquisa apresentada recebeu financiamento do laboratório "Smithkline Beecham" (produtor do Zyban®, desenvolvido para o tratamento do tabagismo). Ao citar conflito de interesses, os autores escrevem um singelo "NENHUM". Ou seja, segundo os próprios autores, NÃO há conflito de interesses quando o laboratório financia pesquisas que direta ou indiretamente promoverão seus lucros. Concordando com o Prof. Laranjeira, o leitor da Revista deve saber disso.

4. Por outro lado, no último Congresso Brasileiro de Psiquiatria (Belo Horizonte), colegas de grande prestígio e inabalável reputação, alguns deles inclusive autores de artigos publicados nessa Revista, receberam auxílio de laboratórios, mas não citaram esse auxílio.3 Seria interessante que esses colegas se lembrassem de mencionar esses auxílios nos próximos eventos. Evidentemente, seguindo o mesmo raciocínio, poderíamos aludir eventuais conflitos de interesses nos moldes da RDC 102, 30/11/2000, da ANVISA.4

5. Quanto ao debate sobre as demais fontes de eventuais conflitos de interesse (ex. profissionais que trabalham na prevenção de problemas do uso de álcool com o auxílio de recursos da indústria), acredito que este é assunto que deva ser discutido de forma objetiva, transparente e, sobretudo, respeitosa. A revista Addiction5 tem mostrado que este é um tema sério, marcado por posições diversas, que podem e devem ser amplamente debatidas.

6. Está aberto importante debate para os leitores da RBP sobre um tema, embora complexo, de suma relevância. O que não se pode admitir são conclusões sem a discussão do assunto com profundidade. Agradeço a opinião levantada pelo colega Laranjeira, cujo trabalho estimo e aprendi a respeitar ao longo desses anos e espero que posturas objetivas possam ser explicitadas, respeitando-se opiniões divergentes.

Arthur Guerra de Andrade

Faculdade de Medicina do ABC (FMABC),

São Bernardo do Campo (SP), Brasil

Departamento de Psiquiatria, Faculdade de Medicina,

Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (SP), Brasil

Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA),

São Paulo (SP), Brasil

Referências

1. Stempliuk V, Barroso LP, Andrade AG, Nicastri S, Malbergier A. Comparative study of drug use among undergraduate students at the University of São Paulo. Rev Bras Psiquiatr. 2005:27(3):185-93.

2. Gigliotti A, Laranjeira R. Habits, attitudes and beliefs of smokers in Brazilian capitals. Rev Bras Psiquiatr. 2005:27(1):37-44.

3. Programa Oficial do XXIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, Belo Horizonte, 2005. p. 244-6.

4. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). RDC 102/2000. [citado 15 nov 2005] Disponível em: http://e-legis.bvs.br/leisref/public/showAct.php?id=11079

5. Cook CC. Conflicts of interest and the common good in alcohol policy and research. Addiction. 2005:100(10):1555-6.

Financiamento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)

Conflito de interesses: Inexistente

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Mar 2006
  • Data do Fascículo
    Mar 2006
Associação Brasileira de Psiquiatria Rua Pedro de Toledo, 967 - casa 1, 04039-032 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5081-6799, Fax: +55 11 3384-6799, Fax: +55 11 5579-6210 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: editorial@abp.org.br