SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3Negligible impact of a HTR1A gene promoter variant on suicidal behaviorCinema e Loucura: conhecendo os transtornos mentais através dos filmes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Psychiatry

Print version ISSN 1516-4446

Rev. Bras. Psiquiatr. vol.34 no.3 São Paulo Oct. 2012

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462012000300019 

BOOK REVIEW

 

Exploring frontiers of the mind-brain relationship

 

 

Neusa Sicca da Rocha

Professora do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

 

Alexander Moreira-Almeida & Franklin Santana Santos. Springer: New York, 2012.

Cinco razões para ler Exploring frontiers of the mind-brain relationship de Alexander Moreira-Almeida & Franklin Santana Santos.

 

 

O tema do livro

O tema do livro é de interesse abrangente. Dificilmente alguém que tenha contato com a mente humana não se interessará pela relação mente-cérebro. Seja leigo, clínico, pesquisador ou apenas um curioso desavisado, o leitor certamente perceberá algum atrativo no livro. É um convite para a busca de satisfazer a nossa curiosidade sobre os mistérios da mente humana.

 

Os editores

Os editores são dois respeitados professores e pesquisadores na área do livro. O Dr Alexander Moreira-Almeida é psiquiatra e tem se destacado na ciência brasileira pela ousadia de estudar a questão da espiritualidade de maneira exemplar e séria, buscando, como bem demonstra o livro, fugir aos reducionismos. O Dr Franklin Santana Santos é geriatra e tem liderado estudos relacionados à morte, morrer e cuidados paliativos no Brasil. Já publicou vários artigos e livros sobre o tema.

 

Os colaboradores

O livro conta com uma série de renomados colaboradores internacionais. Destaca-se o instigante prefácio do Prof. Claude Robert Cloninger, renomado professor de Psiquiatria, Psicologia e Genética que é bastante conhecido entre os psiquiatras por ter desenvolvido os instrumentos para avaliação da personalidade: o Tridimensional Personality Questionnaire (TPQ) e o Temperament and Character Inventory (TCI). Também é digna de destaque, a colaboração do Dr. Deepak Chopra que é autor de inúmeros best-sellers de ficção e não ficção sobre a relação mente-corpo, espiritualidade e paz.

 

A composição do livro

A ideia do livro surgiu em um simpósio internacional liderado pelos editores. A composição do livro pretende trazer ao leitor uma abordagem da relação mente-cérebro saindo do reducionismo propagado pela visão materialista. Para tanto, os autores optaram por dividir o livro em quatro partes: Filosofia e História; Física; Neuroimagem funcional e Experiências humanas como linhas promissoras da investigação da relação mente-cérebro. Essa divisão já nos dá uma bela ideia da complexidade e profundidade e de como os temas serão abordados.

 

A editora

A publicação desse livro por uma editora internacional e em língua inglesa são indicadores da qualidade dessa publicação. Os editores e colaboradores devem ser cumprimentados por essa conquista para a literatura científica brasileira. No meu entender, a própria publicação desse livro em inglês já é um grande sinal de sucesso.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License