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Buscando o caminho do meio: a "sala de espelhos" na construção de parcerias entre professores e formadores de professores de Ciências

Resumos

O presente trabalho enfoca a construção de uma parceria entre 35 professores e dois formadores de professores em um programa de formação continuada em Ciências. Segundo depoimentos dos participantes, a utilização e análise de algumas situações homólogas àquelas usualmente vivenciadas pelos professores no ensino de Ciências fez com que problematizassem e redimensionassem suas práticas pedagógicas. Tais situações exemplificam a estratégia "sala de espelhos", proposta por D. Schön, a qual configura-se como um importante recurso na construção de uma parceria intermediária àquela geralmente adotada pela academia, pautada na racionalidade técnica, e a configurada no contexto escolar.

Formação continuada; parcerias; ensino de Ciências; estratégias de reflexividade


This paper focuses the construction of a partnership between 35 science teachers and twoo academics in a continuous teacher education program. According to them, the use and analysis of some similar teaching situations usually developed in the Science teaching have promoted problematizations and improvements in their teaching practice. These situations may exemplify the "hall of mirrors" strategy, as proposed by D. Schön, and can be seen as a powerful resource in the construction of collaborative partnerships between science teachers and academic researches.

Continuous teacher education; partnerships; science teaching; reflective strategies


ARTIGOS

Buscando o caminho do meio: a "sala de espelhos" na construção de parcerias entre professores e formadores de professores de Ciências

Lenice Heloísa de Arruda SilvaI; Roseli Pacheco SchnetzlerII

IDoutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação, UNIMEP-Piracicaba (e-mail: lenicesilva@zipmail.com.br)

IIProfessora Doutora, Programa de Pós-Graduação em Educação, UNIMEP, Piracicaba (e-mail: rpschnet@unimep.br)

RESUMO

O presente trabalho enfoca a construção de uma parceria entre 35 professores e dois formadores de professores em um programa de formação continuada em Ciências. Segundo depoimentos dos participantes, a utilização e análise de algumas situações homólogas àquelas usualmente vivenciadas pelos professores no ensino de Ciências fez com que problematizassem e redimensionassem suas práticas pedagógicas. Tais situações exemplificam a estratégia "sala de espelhos", proposta por D. Schön, a qual configura-se como um importante recurso na construção de uma parceria intermediária àquela geralmente adotada pela academia, pautada na racionalidade técnica, e a configurada no contexto escolar.

Unitermos: Formação continuada, parcerias, ensino de Ciências, estratégias de reflexividade.

ABSTRACT

This paper focuses the construction of a partnership between 35 science teachers and twoo academics in a continuous teacher education program. According to them, the use and analysis of some similar teaching situations usually developed in the Science teaching have promoted problematizations and improvements in their teaching practice. These situations may exemplify the "hall of mirrors" strategy, as proposed by D. Schön, and can be seen as a powerful resource in the construction of collaborative partnerships between science teachers and academic researches.

Keywords: Continuous teacher education, partnerships, science teaching, reflective strategies.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

1 O Joãozinho da Maré, do livro "Com Ciência na Educação", de Rodolpho Caniato, ed. Papirus, 1987; As crianças e seus mundos, do livro "O ensino de ciências no 1º grau", de Fracalanza et al, ed. Moderna, 1987; Depoimento de um aluno, adaptação de "Depoimento de um aluno", transcrito no parecer CFE n.º 2164 da 1ª DE de Campinas, preparado para reunião de coordenadores de 03/08/95, e Um problema no ensino de ciências: organização conceitual do conteúdo ou estudos dos fenômenos, que é uma adaptação do texto "E por falar em ensino de ciências no 1º grau..." de Décio Pacheco, publicado em "Ciências na escola de 1º grau: textos de apoio à proposta curricular", São Paulo, SE/CENP,1990.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Fev 2012
  • Data do Fascículo
    2000
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