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Ciência & Educação (Bauru)

Print version ISSN 1516-7313

Ciênc. educ. (Bauru) vol.8 no.1 Bauru  2002

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132002000100009 

ARTIGOS

 

A alfabetização científica e o processo de ler e escrever em séries iniciais: emergências de um estudo de investigação-ação

 

 

Arlete Terezinha Esteves BrandiI; Célia Margutti do Amaral GurgelII

IProfessora de Ciências e Biologia da Escola Estadual Adolfo Carvalho, Piracicaba, São Paulo. Mestre em Educação pela Faculdade de Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, São Paulo, Brasil
IIProfessora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Faculdade de Educação e Faculdade de Ciências Matemáticas e da Natureza, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, São Paulo, Brasil (e-mail: cagurgel@unimep.br)

 

 


RESUMO

Este artigo aborda o processo de leitura e escrita, o ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental e a formação inicial e continuada de professores que atuam, sobretudo, no primeiro ciclo, a partir de uma pesquisa apoiada na investigação-ação. O principal objetivo do trabalho foi identificar processos e resultados no decorrer de atividades de alfabetização articulados com conhecimentos de Ciências, em parceria com uma professora, para verificar em que termos seria possível ocorrer o redimensionamento de sua prática pedagógica neste ensino. Ao fazer uso da narrativa, esta investigação possibilita uma reflexão particular, sobre os modelos e propostas advindos dos Programas de Educação Continuada de nossos professores.

Unitermos: Leitura e escrita; Alfabetização científica, Educação em Ciências, Formação Continuada, Investigação-ação.


ABSTRACT

This paper focuses the process of writing and reading in the first years of Elementary School science teaching and the initial and continued education of teachers who act, mainly, in the first cycle of schooling, based on a work supported by the action-research. This research's main goal was to identify the processes and results during the realization of the activities connected to the process of reading and writing with/in Sciences, in partnership with a teacher, in order to verify in what terms it would be possible to occur the reorganization of her pedagogical practice. By using the narrative, this investigation allows a special reflection about the models and proposals that come from the continued education programs of our teachers.

Keywords: Reading and writing; Science Literacy; Science Education; Continued Education; Action-research


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

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Artigo recebido em 10 de outubro de 2000 e selecionado para publicação em 26 de abril de 2002.