SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Hybrid Speech in the memories of Licentiates in Sciences in a university institutionReflections on the different views of students of Secondary Education on the origin of biological diversity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Educação (Bauru)

Print version ISSN 1516-7313

Abstract

SASSERON, Lúcia Helena  and  CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de toulmin. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2011, vol.17, n.1, pp.97-114. ISSN 1516-7313.  https://doi.org/10.1590/S1516-73132011000100007.

O que subjaz à construção dos argumentos em sala de aula é o tema central deste trabalho. As orientações para a observação deste processo são os trabalhos sobre o papel da fala e dos diferentes discursos em sala de aula, bem como os elementos que estão em jogo quando se pretende alcançar a Alfabetização Científica. Analisamos discussões ocorridas em sala de aula e, a partir dos resultados obtidos, foi possível tecer relações entre estes dois temas de estudo da Didática das Ciências e encontrar indícios da existência de um ciclo por meio do qual as argumentações ganham coerência e completude.

Keywords : Argumentação; Alfabetização científica; Padrão de argumentação de Toulmin.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License