Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
Ciência & Educação (Bauru)
Print version ISSN 1516-7313
Abstract
SASSERON, Lúcia Helena and CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Construindo argumentação na sala de aula: a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de toulmin. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2011, vol.17, n.1, pp.97-114. ISSN 1516-7313. https://doi.org/10.1590/S1516-73132011000100007.
O que subjaz à construção dos argumentos em sala de aula é o tema central deste trabalho. As orientações para a observação deste processo são os trabalhos sobre o papel da fala e dos diferentes discursos em sala de aula, bem como os elementos que estão em jogo quando se pretende alcançar a Alfabetização Científica. Analisamos discussões ocorridas em sala de aula e, a partir dos resultados obtidos, foi possível tecer relações entre estes dois temas de estudo da Didática das Ciências e encontrar indícios da existência de um ciclo por meio do qual as argumentações ganham coerência e completude.
Keywords : Argumentação; Alfabetização científica; Padrão de argumentação de Toulmin.