SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Discourses about the official curriculum adopted by the state of São Paulo in the context of a continuing education for physics' teachersScale reliability of textbooks and web from didactics transposition of Kossel, Lewis and Pauling molecular models author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Educação (Bauru)

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

SOUZA, Rodrigo de  and  CYPRIANO, Elysandra Figueredo. MOOC: uma alternativa contemporânea para o ensino de astronomia. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2016, vol.22, n.1, pp.65-80. ISSN 1980-850X.  https://doi.org/10.1590/1516-731320160010005.

Este artigo tem como objetivo apresentar a evolução do conceito de educação à distância, culminando no Massive Open Online Course (MOOC), considerando este método uma alternativa viável ao ensino de astronomia, diferenciando-se dos métodos tradicionais presenciais e dos demais métodos de ensino a distância (EaD) em função de sua abrangência, estrutura e características gerais. O trabalho se baseou em pesquisa bibliográfica e estudo de caso múltiplo, no qual as principais plataformas MOOC do mundo foram testadas em relação aos recursos operacionais e didáticos oferecidos aos estudantes. A partir deste estudo, um modelo foi proposto para o ensino de astronomia.

Keywords : Ensino à distância; Ensino de astronomia; MOOC; Aprendizagem em rede.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )