Alunos |
E1
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Moléculas |
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Nota |
E2
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Energia cinética |
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Prova (instrumento de avaliação) |
E3
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Sistema reacional |
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Notas dos alunos em uma prova
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r1 (E2, E1, E3) |
Energia cinética (Ec) das moléculas em um sistema reacional
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Nota alta/baixa
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A1 (E2) |
Energia cinética alta/baixa
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Nem todos os alunos têm a mesma nota em uma prova
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r2 (E1, E2, E3) |
Nem todas as moléculas têm a mesma energia cinética em um sistema reacional
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Há alunos com bom desempenho (nota alta) e alunos com mau desempenho (nota baixa)
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R1 (r2, A1) |
Há moléculas que se movimentam rapidamente e moléculas que se movimentam lentamente
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Entre as notas dos alunos há uma média
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R2 (r1, r2) |
Entre os valores de energia cinética das moléculas há uma média
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Distribuição das notas dos alunos em torno da média |
R’2 (r1, r2) |
Distribuição da Ec das moléculas em torno da média |
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Nota mínima para aprovação dos alunos (“média para aprovação”) |
A2 (E3) |
Ec mínima para ocorrência da reação química (energia de ativação) |
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Somente alunos com nota igual ou maior que a média para aprovação podem ser aprovados |
R3 (r1, A2) |
Somente moléculas com energia cinética igual ou maior que a energia de ativação podem reagir |
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Primeira aplicação de uma prova para avaliação dos alunos |
E4
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Primeira condição de temperatura para ocorrência da reação química |
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Nota média dos alunos na primeira prova aplicada |
R4 (R2, E4) |
Ec média das moléculas na primeira condição de temperatura (temperatura mais baixa) |
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A nota média dos alunos, na primeira prova, foi inferior à nota mínima para aprovação |
R5 (R4, A2) |
A Ec média das moléculas, na primeira condição de temperatura, foi inferior à energia de ativação da reação química |
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Na primeira prova houve uma pequena quantidade de alunos com nota igual ou superior à nota mínima para aprovação |
R6 (R1, E4, A2) |
Na primeira condição de temperatura houve uma pequena quantidade de moléculas com Ec igual ou superior à Ec de ativação |
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Aplicação de outra prova como uma nova oportunidade para a aprovação dos alunos |
E5
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Aumento da temperatura do sistema como nova condição para a ocorrência de uma reação química |
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Redução na quantidade de alunos com notas inferiores à nota mínima, na segunda prova aplicada |
R7 (R1, R’2, A2, E5) |
Redução na quantidade de moléculas com energia inferior à energia de ativação, na temperatura mais elevada |
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Aumento da nota média dos alunos na segunda prova |
R8 (R2, E5) |
Aumento da energia cinética média das moléculas, na temperatura mais elevada |
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Conservação do valor da nota mínima que serve de critério para a aprovação dos alunos |
r3 (A2, E5) |
Conservação do valor da energia de ativação para a ocorrência da reação química |
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Aumento da quantidade de alunos com nota igual ou superior à nota mínima para aprovação
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R9 (R0, R7, r3) |
Aumento da quantidade de moléculas com energia cinética igual ou superior à energia de ativação |
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