SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Modeling in the early years of basic education: as students model problem-situations?Semiotic-psychoanalytic analysis of a visual representation of stupidity in mathematics teaching and learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Educação (Bauru)

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Abstract

WEINGARTEN, Tiago  and  VECCHIA, Rodrigo Dalla. Problema, sentido e significado: a multiplicidade em Modelagem Matemática. Ciênc. educ. (Bauru) [online]. 2017, vol.23, n.1, pp.219-235. ISSN 1516-7313.  http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320170010013.

Este artigo tem como objetivo discutir a multiplicidade de possibilidades para determinação de problemas inerentes à Modelagem Matemática, quando a problemática investigada parte do interesse dos estudantes. Adentro ao contexto, buscaremos compreender os aspectos referentes ao entrelaçamento entre problema, sentido e significado representados pelas proposições. O contexto de pesquisa envolveu problemas oriundos do cotidiano dos alunos matriculados nas disciplinas de Pesquisa Operacional I e II do curso de Engenharia de Produção de uma universidade do estado do Rio Grande do Sul. A Abordagem metodológica foi qualitativa. Como principal resultado destacamos o papel do propositor do problema e a influência do sentido como orientador do processo de determinação do problema frente às potenciais multiplicidades de encaminhamentos apresentadas pelas significações conceituais.

Keywords : Educação matemática; Proposição; Transformação; Modelagem matemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )