SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue2Radiopharmacy and radiopharmaceuticals in Brazil: sanitaries aspects related to a project of an industry of PET radiopharmaceuticalsAntioxidant capacity of the fruits author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas

Print version ISSN 1516-9332

Abstract

ROCCA, Silvia Vieira da Silva; TIRAPEGUI, Julio; MELO, Camila Maria de  and  RIBEIRO, Sandra Maria Lima. Efeito do exercício físico nos fatores de risco de doenças crônicas em mulheres obesas. Rev. Bras. Cienc. Farm. [online]. 2008, vol.44, n.2, pp. 185-192. ISSN 1516-9332.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-93322008000200004.

O presente estudo teve por objetivo avaliar os efeitos do exercício físico em um programa de emagrecimento. Durante 12 semanas, 22 mulheres obesas (IMC>30 kg/m2) foram submetidas a um programa de exercícios físicos. Ao início e ao final do programa foram avaliados: IMC, circunferências da cintura (CC) e do quadril (CQ), e a relação cintura/quadril (RCQ); composição corporal por DEXA; hemoglobina, eritrócitos, colesterol total, HDL, LDL, triacilgliceróis e glicose; potência aeróbia. Ao final do programa, os valores de potência aeróbia, hemácias e eritrócitos foram significativamente elevados, comprovando os efeitos do treinamento. Nos valores de antropometria e composição corporal, apenas os valores relacionados à gordura visceral (CC, CQ e RCQ) sofreram redução significativa. O exercício mostrou-se um importante coadjuvante nos processos de emagrecimento, não por promover redução da massa corporal total, mas em diminuir fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas.

Keywords : Obesidade; Exercício físico [efeitos]; Doenças crônicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese