Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência de dispareunia na gravidez e fatores associados

The prevalence of dyspareunia in pregnancy and associated factors

Resumo

Objetivos:

verificar a prevalência de dispareunia no terceiro trimestre gestacional e fatores associados.

Métodos:

foram avaliadas 202 puérperas. Para a coleta de dados foram utilizados um questionário sociodemográfico; questionário ICIQ-Short Form; questionário de constipação intestinal e, para a avaliação da dispareunia foram utilizadas as questões do questionário FSFI. Os dados foram analisados com os testes qui quadrado, U de Mann Whitney e teste de Wilcoxon, p<0,05.

Resultados:

a prevalência de dispareunia no 3º trimestre gestacional foi de 48,5% (n=98), enquanto antes da gestação era de 15,3% (n=31). Os fatores associados à dispareunia nesse período foram: constipação no terceiro trimestre da gestação (p=0,05); incontinência urinária no terceiro trimestre da gestação (p<0,001) e dispareunia antes da gestação (p=0,01). A média de idade das mulheres com dispareunia foi significativamente maior que as sem dispareunia (p=0,01).

Conclusões:

a prevalência da dispareunia é alta no período gestacional e esta associada a alterações das funções do assoalho pélvico, como presença de incontinência urinária e constipação, além da presença prévia de dispareunia.

Palavras-chave:
Dispareunia; Gravidez; Comportamento sexual; Diafragma da pelve

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br