SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue4Herpetofauna do Parque Natural Municipal de Sertão, Rio Grande do Sul, BrasilPapilionoideae (Leguminosae) na Mata Atlântica do Rio Grande do Norte, Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Biota Neotropica

Print version ISSN 1678-6424On-line version ISSN 1676-0611

Abstract

KOTZIAN, Carla Bender  and  AMARAL, Aline Monique Blank do. Diversity and distribution of mollusks along the Contas River in a tropical semiarid region (Caatinga), Northeastern Brazil. Biota Neotrop. [online]. 2013, vol.13, n.4, pp.299-314. ISSN 1678-6424.  http://dx.doi.org/10.1590/S1676-06032013000400027.

Treze espécies de moluscos de água doce foram encontradas em um inventário de macroinvertebrados realizado ao longo da bacia do Rio de Contas, no Nordeste do Brasil. A maioria da comunidade foi representada por gastrópodes pulmonados, como Physa acuta, Drepanotrema anatinum, D. cimex, D. lucidum, Biomphalaria straminea?, Gundlachia radiata?, G. ticaga e Hebetancylus moricandi, embora prosobrânquios, como Pomacea archimedis?, Melanoides tuberculata e Littoridina sp. também tenham sido encontrados. Bivalves foram menos diversificados, e foram representados por Pisidium pulchellum? e Eupera simoni?. A composição taxonômica e o pequeno tamanho alcançado por muitas espécies refletem a condição intermitente da bacia. Além disso, a ocorrência de conchas de cinco espécies terrestres (Helicina angulata, Gastrocopta pellucida hordeacella?, Beckianum beckianum, Succinea sp. e Systrophiidae gen. et sp. indet.) dentro dos rios reflete as fortes chuvas e inundações que ocorrem ocasionalmente na região. O gastrópode invasor M. tuberculata foi a espécie mais abundante e bem distribuída. Todas as espécies foram encontradas no curso inferior, na região da Mata Atlântica, e a maioria, mas não todas, foram registradas no curso superior, na região da Caatinga. Esta distribuição e a ocorrência das espécies de bivalves exclusivamente na região da Mata Atlântica indicam que a maior precipitação anual desta região fornece condições favoráveis para a sobrevivência destes moluscos, como um hidroperíodo mais estável.

Keywords : Região Neotropical; Mata Atlântica; rios intermitentes; moluscos invasores; Bahia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )