SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue6Exploring various approaches of social innovation: a francophone literature review and a proposal of innovation typology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RAM. Revista de Administração Mackenzie

On-line version ISSN 1678-6971

Abstract

HOWALDT, JÜRGEN; DOMANSKI, DMITRI  and  KALETKA, CHRISTOPH. INOVAÇÃO SOCIAL: EM DIREÇÃO A UM NOVO PARADIGMA DE INOVAÇÃO. RAM, Rev. Adm. Mackenzie [online]. 2016, vol.17, n.6, pp.20-44. ISSN 1678-6971.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-69712016/administracao.v17n6p20-44.

Objetivo:

Perante o cenário de paradoxos claros e a confusão em políticas de inovação vigentes, os contornos de um novo paradigma de inovação, como elaborado neste trabalho, estão se tornando visíveis, permitindo que a inovação social cresça em importância.

Originalidade/la cuna/relevância/implicações:

No entanto, as pesquisas sobre inovação ainda possuem lacunas a respeito de uma análise sustentada e sistemática sobre inovação social, suas teorias, características e impactos. O objetivo deste trabalho é focalizar, sob um enfoque teórico, o conceito de inovação social como uma condição prévia para uma teoria integrada da inovação sócio-tecnológica na qual a inovação social é mais do que um apêndice da inovação tecnológica.

Principais aspectos metodológicos:

O artigo apresenta os primeiros resultados empíricos do projeto de investigação global "SI-DRIVE: Social Innovation - Driving Force of Social Change" e introduz os principais achados de um mapeamento global de iniciativas de inovação social. Esse mapeamento quantitativo baseia-se em 1.005 iniciativas de inovação social.

Síntese dos principais resultados:

O mapeamento sublinha a ampla gama de atores envolvidos nas iniciativas mapeadas e, desse modo, confirma a necessidade de um conceito trans-setorial de inovação social. Revela uma alta diversidade de necessidades sociais e desafios societais, dirigidos pelas iniciativas, bem como uma alta dependência de redes. Os resultados também mostram que 90% das iniciativas estão em crescimento.

Principais considerações/conclusões:

Finalmente, com base nestes resultados empíricos e mediante a utilização da teoria social de Gabriel Tarde, é possível ampliar a perspectiva que foi elaborada para inovações econômicas e tecnológicas por Schumpeter e, posteriormente, pela Sociologia da Tecnologia, visando incluir inovações sociais em toda a sua diversidade.

Keywords : Inovação social; Novo paradigma de inovação; Mudança social; Mapeamento global; Gabriel Tarde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )