SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Rain garden: bioretention system for urban stormwater managementDesign management and its interactions with construction sites from the perspective of building pre-construction management author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ambiente Construído

On-line version ISSN 1678-8621

Abstract

OLIVEIRA, Vanessa Carina Heinrichs Chirico; DAMINELI, Bruno Luís; AGOPYAN, Vahan  and  JOHN, Vanderley Moacyr. Estratégias para a minimização da emissão de CO2 de concretos. Ambient. constr. [online]. 2014, vol.14, n.4, pp.167-181. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-86212014000400012.

A maior parte das emissões do concreto originam-se na produção do cimento. A estratégia tradicional de minimização da pegada de CO2 tem privilegiado o grau de substituição do clínquer. No momento atual estima-se que a indústria cimenteira utilize toda a escória de alto forno gerada no país e a quase totalidade das cinzas de melhor qualidade. Desta forma, aumentando a demanda de cimento, a produção de clínquer aumenta, e o teor de adições no clínquer diminui dentro das extensas faixas permitidas pelas normas técnicas. O aumento do teor de adições em um tipo de cimento também pode ser realizado à custa da redução do teor de adições em outro tipo. Neste cenário, a seleção de um tipo de cimento em detrimento de outro não traz benefícios ambientais para o país, embora possa reduzir o impacto de uma obra específica. Outros fatores podem influenciar no total de emissões além da escolha do cimento, como a eficiência do processo de formulação, da variabilidade do processo de produção, etc. O objetivo do artigo é verificar o impacto de diferentes variáveis na pegada de CO2 do concreto estrutural, fornecendo subsídios à cadeia produtiva de concreto para minimização do seu impacto ambiental.

Keywords : Emissão de CO2; Teor de clínquer; Variabilidade de produção de concretos; Eficiência do processo de formulação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License