Acessibilidade / Reportar erro

Nutrição, qualidade de vida e cuidados paliativos: uma revisão integrativa

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

A intervenção nutricional adequada promove bem-estar, controle de sintomas e melhora da qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares. O objetivo deste estudo foi verificar se a nutrição pode ou não melhorar a qualidade de vida do paciente em cuidados paliativos.

CONTEÚDO:

Trata-se de uma revisão integrativa, utilizando as bases de dados Pubmed, Scielo e Medline. A pergunta norteadora foi "A terapia nutricional é capaz de melhorar a qualidade de vida dos pacientes em cuidados paliativos?". Seis artigos se enquadravam nos critérios de inclusão pré-estabelecidos. O nutricionista foi o profissional que mais orientou sobre a terapia nutricional em uso, além de fornecer esclarecimentos sobre estratégias nutricionais para redução de desconfortos ligados à alimentação. A terapia adequada deve respeitar as preferências alimentares e culturais, garantindo, assim, melhor qualidade de vida.

CONCLUSÃO:

A conduta nutricional em cuidados paliativos deve respeitar as decisões do paciente e de sua família e os princípios bioéticos. As intervenções nutricionais devem dar maior importância à prestação de aconselhamento e de apoio, ao invés de centrar apenas na adequação das necessidades nutricionais. O nutricionista deve orientar o paciente e sua família sobre a terapia nutricional em uso, além de fornecer orientações e esclarecimentos, a fim de prolongar a sobrevida, reduzir a perda de peso e melhorar a qualidade de vida.

Descritores:
Bioética; Cuidados paliativos; Nutricionista; Qualidade de vida; Terapia nutricional

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br