SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue1The construction of a theory of ensemble: precedents in Maxwell and BoltzmannA space view in newtonian mechanics and Einstein's theory of relativity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ensino de Física

Print version ISSN 1806-1117On-line version ISSN 1806-9126

Abstract

SILVA, Cibelle Celestino  and  MOURA, Breno Arsioli. A natureza da ciência por meio do estudo de episódios históricos: o caso da popularização da óptica newtoniana. Rev. Bras. Ensino Fís. [online]. 2008, vol.30, n.1, pp.1602.1-1602.10. ISSN 1806-1117.  https://doi.org/10.1590/S1806-11172008000100016.

Apesar das dificuldades em abordar a natureza da ciência em sala de aula, há um entendimento geral da necessidade de incorporar nos currículos noções sobre como ocorre a construção do conhecimento científico. Conhecer a história do desenvolvimento e do processo de aceitação de teorias científicas pode ajudar os professores a incluir discussões sobre a natureza da ciência no ensino de ciências. Este trabalho apresenta uma análise da aceitação e propagação das teorias sobre luz e cores de Newton ao longo do século XVIII. Apontaremos para alguns aspectos da natureza da ciência que podem ser evidenciados pelo estudo desse episódio histórico.

Keywords : natureza da ciência; história da física; Newton; óptica; século XVIII.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License