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O Consumo Conspícuo e Suas Relações com Consciência de Marca, com Consumo de Status e com Autoexpressão

RESUMO

Este artigo apresenta e discute resultados de uma pesquisa empírica cujo objetivo foi discutir a relação entre os conceitos de consumo conspícuo, consumo de status, autoexpressão, bem como verificar de que forma os construtos Consciência de marca e Estilo de vida podem estar associados ao consumo conspícuo e à autoexpressão. Para isso, lançamos mão do modelo proposto por Mann e Sahni (2015) que sugere a existência de três dimensões fundamentais na explicação do consumo conspícuo, assentando a discussão sob a égide do estilo de vida, consciência de marca, consumo de status e autoexpressão. Para testar empiricamente essas relações, optamos por considerar respondentes que haviam frequentado alguma cerimônia de casamento nos últimos seis meses. Um survey on line foi implementado, o que gerou uma base de dados composta por 398 respondentes. Para a análise dos dados foi utilizada a modelagem de equações estruturais utilizando a abordagem PLS. Os resultados do trabalho sugerem, entre outros achados, que existe uma associação relativamente forte entre os construtos Consumo de status e Autoexpressão, bem como foi possível verificar uma influência significativa e positiva entre as dimensões do construto Consumo conspícuo com o Consumo de status. Além disso, verificou-se que há uma influencia forte entre conformidade social e consumo de status e entre esse construto e a autoexpressão. Assim, o artigo contribui para os estudos do consumo ao avançar na discussão sobre os antecedentes e dos consequentes do consumo conspícuo bem como a relação entre conspicuidade e status.

Palavras-chave:
Consumo conspícuo; Consumo de status; Autoexpressão; Cerimônia de casamento

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