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Versão brasileira da Vestibular Disorders Activities of Daily Living Scale (VADL)

A Vestibular Disorders Activities of Daily Living Scale (VADL) avalia o impacto da tontura e desequilíbrio corporal nas atividades cotidianas de indivíduos vestibulopatas. A escala contempla 28 atividades divididas em três dimensões (funcional, locomoção e instrumental). OBJETIVO: Traduzir, adaptar transculturamente e verificar a confiabilidade da VADL para o português do Brasil. MÉTODO: Pesquisa metodológica de tradução de questionário. Foram recrutados 80 idosos (> 65 anos) com tontura crônica de origem vestibular, dos quais 40 participaram do pré-teste e 40 da análise de confiabilidade. A confiabilidade foi testada pelo Coeficiente de Correlação de Concordância (CCC) e a consistência interna pelo Alfa de Cronbach (α). RESULTADOS: No pré-teste, houve 15% de incompreensão em duas atividades da versão brasileira da VADL, sendo necessária adaptação desses itens. A VADL-Brasil apresentou valor semelhante de confiabilidade intra e inter-examinadores para o escore total com concordância substancial (CCC = 0,79). A consistência interna apresentou valor excelente para o escore total (α = 0,92), bom para as dimensões funcional (α = 0,89) e locomoção (α = 0,86), e fraco para a instrumental (α = 0,56). CONCLUSÃO: A versão brasileira da VADL mostrou-se adequada, com boa confiabilidade e consistência interna, sendo, assim, uma alternativa para avaliar a capacidade funcional de vestibulopatas.

avaliação em saúde; avaliação geriátrica; doenças vestibulares; tradução (processo)


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