SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1THE ETHICAL AND POLITICAL DIMENSION OF HUMANIZATION AND THE TRAINING OF INSTITUTIONAL SUPPORTERSINTERDISCIPLINARITY AND TRAINING IN THE PHARMACY AREA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Trabalho, Educação e Saúde

Print version ISSN 1678-1007On-line version ISSN 1981-7746

Abstract

MONTEGUTI, Bruna Ruzza  and  DIEHL, Eliana Elisabeth. O ENSINO DE FARMÁCIA NO SUL DO BRASIL: PREPARANDO FARMACÊUTICOS PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE?. Trab. educ. saúde [online]. 2016, vol.14, n.1, pp.77-95. ISSN 1678-1007.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sol00008.

O processo de formação em saúde enfrenta o desafio da transformação e está sendo direcionado para o atendimento das necessidades do Sistema Único de Saúde. Este artigo analisa a apropriação das diretrizes curriculares nacionais por cursos de graduação em Farmácia com foco na formação direcionada à assistência farmacêutica, além da participação docente e discente nas práticas de aproximação entre ensino e realidade de atuação no Sistema Único de Saúde. Foram realizadas análise documental das matrizes curriculares e projetos político-pedagógicos dos cursos de Farmácia de instituições de ensino superior públicas e privadas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, bem como entrevista semiestruturada com estudantes e professores de cursos de Santa Catarina. A adoção das diretrizes curriculares nacionais ocorreu em momentos diferentes a partir de 2002, e as bases teóricas, evidenciadas pela oferta de disciplinas, também se mostraram bastante desiguais entre os cursos. O estágio foi a estratégia mais comum para a aproximação entre ensino e serviço; nos cursos com o Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde, observou-se melhor compreensão do Sistema Único de Saúde por parte dos estudantes. O estudo indica a necessidade de se repensar criticamente as Diretrizes Curriculares Nacionais e de que forma vêm sendo implementadas pelos cursos de Farmácia.

Keywords : diretrizes curriculares nacionais; ensino farmacêutico; assistência farmacêutica; Sistema Único de Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )