Acessibilidade / Reportar erro

Formação de enfermeiros centrada na prática profissional: percepção de estudantes e professores

Formación de los enfermeros enfocado en la práctica profesional: las percepciones de los estudiantes y profesores

RESUMO

Objetivo

Analisar a percepção de estudantes e professores sobre o processo de inserção do estudante na prática profissional de enfermagem.

Método

Pesquisa com abordagem qualitativa exploratória, por meio da análise de documentos de avaliação, preenchidos por estudantes e professores do Curso de Enfermagem. Nesse estudo, todos os documentos preenchidos por professores e estudantes foram utilizados e analisados por meio da análise de conteúdo, modalidade temática.

Resultados

Foram identificados núcleos de sentido que deram origem às seguintes temáticas: “Aprendizagem a partir do contexto profissional” e “Processo de ensino e aprendizagem: estratégias utilizadas”.

Conclusão

O estudo demonstrou a importância da inserção dos estudantes no contexto hospitalar para o desenvolvimento da aprendizagem, permitindo maior aproximação com a realidade da profissão. Também foi valorizada a parceria entre o ensino e o serviço, destacando a necessidade da Educação Permanente, como ferramenta de reflexão para os professores e os profissionais do serviço, potencializando também a reorganização curricular.

Prática profissional; Educação em enfermagem; Cuidados de enfermagem; Estudantes de enfermagem

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br