Acessibilidade / Reportar erro

Estudos psicométricos da escala de motivação para a aprendizagem de universitários

Psychometric study of the university's learning motivation scale

Este estudo teve como objetivo buscar evidências de validade, por meio da análise da estrutura interna dos itens, para a Escala de Motivação para a Aprendizagem de Universitários e investigar a consistência interna e diferenças em relação às variáveis sexo, faixa etária e área do conhecimento. Participaram 429 alunos, de uma universidade particular do interior paulista, com idade entre 18 a 44 anos. O instrumento utilizado foi a Escala de Motivação para a Aprendizagem de Universitários. Os resultados apontaram o agrupamento dos itens da escala em três fatores, correspondentes à meta performance-evitação, performance-aproximação e aprender, que explicaram 39,41% da variância. A consistência interna dos três fatores variou de 0,72 a 0,83. Na comparação entre metas e sexo verificou-se uma diferença significativa na meta performance-aproximação. Quanto à faixa etária houve diferença na meta aprender. Os resultados mostraram índices aceitáveis de validade e precisão, no entanto, novos estudos são necessários para ampliar o conhecimento sobre as características psicométricas da escala.

motivação acadêmica; metas de realização; meta aprender; meta performance


Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia Campus do Gragoatá, bl O, sala 334, 24210-201 - Niterói - RJ - Brasil, Tel.: +55 21 2629-2845 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista_fractal@yahoo.com.br