Acessibilidade / Reportar erro

Derrubando paredes e construindo pontes: formação de professores de língua inglesa na atualidade

Resumos

Em uma sociedade marcada por desigualdades, as paredes que separam os que têm acesso a uma educação de qualidade e os que não têm precisam ser derrubadas. Em seu lugar, construções voltadas para propiciar oportunidades de superação desse quadro devem ser edificadas. Um dos pilares dessas novas construções são os cursos de formação de professores, pelo impacto que podem proporcionar no quadro educacional brasileiro. Na atualidade, essa preparação traz novos desafios, a serem enfrentados nas reformulações curriculares dos cursos de graduação. São foco deste trabalho os cursos de Letras, especialmente os de dupla habilitação em línguas inglesa e portuguesa. Serão discutidos aspectos relativos à identidade profissional, relacionando objetivos e definição de conteúdos, à prática de ensino e suas articulações, à inserção de futuros professores em comunidades de prática e ao desenvolvimento de atitude investigativa. O texto apresenta questões a serem consideradas em um processo de reformulação curricular desses cursos a partir da experiência das autoras.


In a society riddled with inequalities, the walls that separate those with access to quality education and those without it need to be knocked down. In their place, constructions aiming at providing opportunities to overcome this condition must be built. One of the pillars of such constructions is represented by teacher education courses and the impact they may have on the Brazilian educational scene. Nowadays, this preparation brings new challenges to be faced through curriculum reforms. The focus of this paper is the 'Letras' courses, especially the ones with dual qualification _ English and Portuguese Languages. This paper presents a discussion of aspects concerning professional identity, relating objectives and content definition, teaching practice and its articulations, inclusion of prospective teachers in communities of practice and the development of an investigative attitude. The text presents issues to be raised during discussions of curriculum reform based on the authors' own experience.


Derrubando paredes e construindo pontes: formação de professores de língua inglesa na atualidade

Telma Nunes Gimenez; Vera Lúcia Lopes Cristovão

Universidade Estadual de Londrina

RESUMO

Em uma sociedade marcada por desigualdades, as paredes que separam os que têm acesso a uma educação de qualidade e os que não têm precisam ser derrubadas. Em seu lugar, construções voltadas para propiciar oportunidades de superação desse quadro devem ser edificadas. Um dos pilares dessas novas construções são os cursos de formação de professores, pelo impacto que podem proporcionar no quadro educacional brasileiro. Na atualidade, essa preparação traz novos desafios, a serem enfrentados nas reformulações curriculares dos cursos de graduação. São foco deste trabalho os cursos de Letras, especialmente os de dupla habilitação em línguas inglesa e portuguesa. Serão discutidos aspectos relativos à identidade profissional, relacionando objetivos e definição de conteúdos, à prática de ensino e suas articulações, à inserção de futuros professores em comunidades de prática e ao desenvolvimento de atitude investigativa. O texto apresenta questões a serem consideradas em um processo de reformulação curricular desses cursos a partir da experiência das autoras.

ABSTRACT

In a society riddled with inequalities, the walls that separate those with access to quality education and those without it need to be knocked down. In their place, constructions aiming at providing opportunities to overcome this condition must be built. One of the pillars of such constructions is represented by teacher education courses and the impact they may have on the Brazilian educational scene. Nowadays, this preparation brings new challenges to be faced through curriculum reforms. The focus of this paper is the 'Letras' courses, especially the ones with dual qualification _ English and Portuguese Languages. This paper presents a discussion of aspects concerning professional identity, relating objectives and content definition, teaching practice and its articulations, inclusion of prospective teachers in communities of practice and the development of an investigative attitude. The text presents issues to be raised during discussions of curriculum reform based on the authors' own experience.

Texto completo do artigo disponível apenas em PDF.

Article full text available only in PDF format.

  • ABREU-E-LIMA, D. M.; MARGONARI, D.M. O processo de formação de educadores em língua inglesa: relato de uma experiência. Contexturas: ensino crítico de língua inglesa, Indaiatuba, n. 6, p. 11-23, 2002.
  • ALMEIDA FILHO, J. C. Crise, Transições e Mudança no Currículo de Formação de Professores de Línguas. In: FORTKAMP, M.B.M.; TOMITCH, L.M.B. Aspectos da Lingüística Aplicada: Estudos em homenagem ao Professor Hilário Inácio Bohn. Florianópolis: Insular, 2000. p. 33-47.
  • p. 81-105, 2003.
  • DUTRA, D. P. A formação pré-serviço e o currículo de Letras. In: GIMENEZ, T. (Org.). Ensinando e aprendendo inglês na universidade: Formação de professores em tempos de mudança. Londrina, ABRAPUI, 2003. p. 109-114.
  • ENGSTRÖM, Y. Non scolae sed vitae discimus _ como superar a encapsulação da aprendizagem escolar. In: DANIELS, H. (Org). Uma introdução a Vygotsky São Paulo: Edições Loyola, 2002, p. 175-197.
  • FIORIN, J. L. Curso de Letras: desafios e perspectivas para o próximo milênio. In: Seminário Nacional de Literatura e Crítico, IV e Seminário Nacional de Lingüística e Língua Portuguesa, II, 2001. Goiânia. Anais ... Goiânia: Gráfica e Editora Vieira, 2001, p. 13-21.
  • GIMENEZ, T. Currículo e identidade profissional nos cursos de licenciatura em Letras. (no prelo).
  • HEBERLE, V. M. 30 years of EFL teaching in Brazil: glimpses of past realities and prospects for the future. In: GIMENEZ, T. (Org.). Ensinando e aprendendo inglês na universidade: Formação de professores em tempos de mudança. Londrina, ABRAPUI, 2003, p. 47-52.
  • MEC. CNE. Parecer CNE/CP 009/2001. Disponível em <htttp://www.mec.gov.br> Acesso em 29 de setembro de 2003.
  • PAIVA, V.L.M.O. A LDB e a legislação vigente sobre o ensino e a formação de professor de língua inglesa. In: STEVENS, C.M.T.; CUNHA, M.J. (Org.). Caminhos e colheita: ensino e pesquisa na área de inglês no Brasil. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 2003a. p. 53-84.
  • PAIVA, V.L.M.O. Avaliação das condições de oferta dos cursos de Letras. In: GIMENEZ, T. (Org.). Ensinando e aprendendo inglês na universidade: Formação de professores em tempos de mudança. Londrina, ABRAPUI, 2003b. p. 43-55.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Maio 2013
  • Data do Fascículo
    2004
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com