SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Gender Representations in Portuguese Language Textbooks"Free yourself from labels": gender and sexuality issues in literacy practice in Facebook active communities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Abstract

GERHARDT, Ana Flávia Lopes Magela; BOTELHO, Patrícia Ferreira  and  AMANTES, Aline Mendes. Metacognição, objetivos de leitura e atividades didáticas de língua portuguesa. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2015, vol.15, n.1, pp.180-208. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/1984-639820155747.

Muitas atividades de leitura de textos escritos nos livros didáticos de Português propõem apenas questões de cópia-colagem de informações explícitas dos textos, salientando somente uma parte do processo da leitura, não auxiliando na compreensão da leitura como ação cognitiva e metacognitiva, que requer o estabelecimento de objetivos para ser realizada, e não auxiliando no processo de avaliação da qualidade da leitura dos alunos. Com base nas pesquisas em metacognição acerca dos objetivos de leitura, e por meio do exame de uma atividade retirada de livro didático, evidenciam-se causas e consequências do problema em foco. Propõe-se ainda uma atividade para avaliar a qualidade de leitura dos alunos, discutindo-se formas de ajudá-los a compreender o seu processo de leitura como uma ação também definida pelos objetivos de construção de significados a partir da leitura de um texto.

Keywords : cognição; metacognição; objetivos de leitura; material didático de língua portuguesa; ensino de língua materna.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )