P1 |
Apresentando objetivos da pesquisa |
Indica os objetivos gerais e/ou específicos a serem perseguidos durante a realização da pesquisa. |
Já descrito por Connor e Mauranen (1999CONNOR, U.; MAURANEN, A. Linguistic analysis of grant proposals: European Union research grant. English for Specific Purpose, Amsterdam, v. 18, n. 1, p. 47-62, 1999. DOI: https://doi.org/10.1016/S0889-4906(97)00026-4
https://doi.org/10.1016/S0889-4906(97)00...
) e por Jucá (2006JUCÁ, D. C. N. A organização retórico-argumentativa na seção de justificativa no gênero textual projeto de dissertação. 2006. 109f. Dissertação (Mestrado em Letras) -Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.). |
P2 |
Justificando a relevância da pesquisa |
Apresenta argumentos que servem para justificar a relevância, necessidade ou impactos da pesquisa. |
Já descrito por Jucá (2006JUCÁ, D. C. N. A organização retórico-argumentativa na seção de justificativa no gênero textual projeto de dissertação. 2006. 109f. Dissertação (Mestrado em Letras) -Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.) e por Connor e Mauranen (1999CONNOR, U.; MAURANEN, A. Linguistic analysis of grant proposals: European Union research grant. English for Specific Purpose, Amsterdam, v. 18, n. 1, p. 47-62, 1999. DOI: https://doi.org/10.1016/S0889-4906(97)00026-4
https://doi.org/10.1016/S0889-4906(97)00...
), pelo rótulo de Reivindicação de importância. |
P3 |
Relatando pesquisa prévia |
Relata pesquisas recentes (predominantemente nas últimas duas décadas) enfocando as contribuições destas em relação a resultados, descobertas e propostas de metodologia. Não inclui relato em relação à contribuição teórica ou conceitual. |
Já descrito por Connor e Mauranen (1999CONNOR, U.; MAURANEN, A. Linguistic analysis of grant proposals: European Union research grant. English for Specific Purpose, Amsterdam, v. 18, n. 1, p. 47-62, 1999. DOI: https://doi.org/10.1016/S0889-4906(97)00026-4
https://doi.org/10.1016/S0889-4906(97)00...
). |
P4 |
Indicando possíveis benefícios |
Indica quais benefícios ou contribuições futuras poderão ser adquiridos a partir dos resultados da pesquisa. |
Já descrito por Connor e Mauranen (1999CONNOR, U.; MAURANEN, A. Linguistic analysis of grant proposals: European Union research grant. English for Specific Purpose, Amsterdam, v. 18, n. 1, p. 47-62, 1999. DOI: https://doi.org/10.1016/S0889-4906(97)00026-4
https://doi.org/10.1016/S0889-4906(97)00...
). |
P5 |
Indicando problemas do mundo real |
Menciona problemas na vida prática (por exemplo em escolas, famílias, universidades) que motivaram a realização da pesquisa e que podem ser solucionados ou atenuados com os resultados da pesquisa. |
Já descrito por Connor e Mauranen (1999CONNOR, U.; MAURANEN, A. Linguistic analysis of grant proposals: European Union research grant. English for Specific Purpose, Amsterdam, v. 18, n. 1, p. 47-62, 1999. DOI: https://doi.org/10.1016/S0889-4906(97)00026-4
https://doi.org/10.1016/S0889-4906(97)00...
) como parte do movimento lacunas, mas tendo sido aqui tratado separadamente. |
P6 |
Indicando indagações da pesquisa |
Apresenta uma ou várias perguntas para as quais não há respostas ou se tem respostas parciais e inadequadas. Geralmente, aparecem expressas de maneira diretamente interrogativa, mas há casos em que a indagação é formulada indiretamente. |
Ainda não descrito em pesquisas anteriores. |
P7 |
Delimitando corpus e/ou fonte do corpus da pesquisa |
Passo de natureza tipicamente metodológica, indica quais elementos ou sujeitos irão compor o material de análise da pesquisa. |
Já descrito por Connor e Mauranen (1999CONNOR, U.; MAURANEN, A. Linguistic analysis of grant proposals: European Union research grant. English for Specific Purpose, Amsterdam, v. 18, n. 1, p. 47-62, 1999. DOI: https://doi.org/10.1016/S0889-4906(97)00026-4
https://doi.org/10.1016/S0889-4906(97)00...
), estando incluído no movimento meios. |
P8 |
Justificando a seleção de corpus, fontes ou sujeitos |
Passo de natureza tipicamente metodológica, apresenta justificativas usadas para presidir a seleção das fontes e/ou sujeitos de pesquisa. |
Já descrito por Connor e Mauranen (1999CONNOR, U.; MAURANEN, A. Linguistic analysis of grant proposals: European Union research grant. English for Specific Purpose, Amsterdam, v. 18, n. 1, p. 47-62, 1999. DOI: https://doi.org/10.1016/S0889-4906(97)00026-4
https://doi.org/10.1016/S0889-4906(97)00...
), estando incluído no movimento meios. |
P9 |
Indicando lacuna da pesquisa |
Indicação de algo que ainda não foi estudado ou pesquisado em estudos anteriores e permanece como um campo aberto para uma nova pesquisa. |
Já descrito por Connor e Mauranen (1999CONNOR, U.; MAURANEN, A. Linguistic analysis of grant proposals: European Union research grant. English for Specific Purpose, Amsterdam, v. 18, n. 1, p. 47-62, 1999. DOI: https://doi.org/10.1016/S0889-4906(97)00026-4
https://doi.org/10.1016/S0889-4906(97)00...
) e por Jucá (2006JUCÁ, D. C. N. A organização retórico-argumentativa na seção de justificativa no gênero textual projeto de dissertação. 2006. 109f. Dissertação (Mestrado em Letras) -Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.). |
P10 |
Recomendando e/ou prescrevendo ação empírica |
Recomenda e/ou prescreve ações pragmáticas a serem tomadas por atores sociais (no geral educadores) a fim de resolver ou atenuar problemas da vida social. |
Ainda não descrito em pesquisas anteriores. |
P11 |
Definindo conceitos |
Passo de natureza eminentemente teórica, centra em apresentar, geralmente com apoio bibliográfico, como determinadas categorias são conceituadas na cultura disciplinar. |
Ainda não descrito em pesquisas anteriores. |
P12 |
Explicando um fenômeno |
Geralmente amparando-se em fontes bibliográficas, são oferecidas explicações para fenômenos empíricos. Relata-se o que já se sabe sobre determinados fenômenos, à maneira como se faz isso sem seções de discussão de resultados em artigos. É muito semelhante ao passo descrito por Nwogu (1990 apudSWALES, 2004SWALES, J. M. Research genres: explorations and applications. Cambridge: Cambridge University Press, 2004. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139524827
https://doi.org/10.1017/CBO9781139524827...
) para a seção de discussão de artigos e que ele denomina Explicando resultados específicos de pesquisa, sendo que neste acaso são os resultados de outras pesquisas. |
Ainda não descrito em pesquisas anteriores. |