SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Towards an ethical-responsible linguistic education: reflections on discursive practices in an English language classroomConstruction of knowledge objects for Portuguese language classes in the scientific literacy approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Linguística Aplicada

On-line version ISSN 1984-6398

Abstract

ALVES FILHO, Francisco. Como mestrandos agem retoricamente quando precisam justificar suas pesquisas. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2018, vol.18, n.1, pp.131-158. ISSN 1984-6398.  http://dx.doi.org/10.1590/1984-6398201812071.

Objetivamos aqui analisar a organização retórica da seção de justificativa de pré-projetos de pesquisa de autoria de egressos de cursos de letras em situação de submissão a cursos de mestrado. A análise revelou a presença de quatro passos retóricos novos ainda não descritos para a seção de justificativa, bem como a recorrência de passos retóricos típicos de seções de objetivos, referencial teórico, metodologia, discussão e conclusão. Uma implicação pedagógica importante da pesquisa relaciona-se às funções da leitura voltadas para o universo da pesquisa. Os dados sugerem a prevalência de práticas de leitura voltadas para a compreensão de conceitos e para a explicação de fenômenos e, em contrapartida, são mais escassas as práticas de leitura focadas no desconhecido e nas lacunas de pesquisa.

Keywords : seção de justificativa; organização retórica; projetos de pesquisa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )