SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue2Developmental Teaching: contributions to overcoming the didactics dilemma author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Educação & Realidade

On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

LIBANEO, José Carlos. Formação de Professores e Didática para Desenvolvimento Humano. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.629-650.  Epub Mar 20, 2015. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623646132.

O artigo discute o problema da dissociação e do paralelismo entre dois tipos de conhecimento na formação profissional de professores, o disciplinar e o pedagógico. São apresentadas posições teóricas sobre esta questão para, em seguida, dar destaque à teoria do ensino para o desenvolvimento humano de Davydov como alternativa ao enfrentamento do problema. Por fim, argumenta sobre o potencial dessa teoria para a compreensão da necessária conexão entre didática, didáticas específicas e metodologias de ensino de modo a assegurar, no currículo, a interpenetração entre o conhecimento disciplinar e o conhecimento pedagógico.

Keywords : Formação de Professores; Didática Desenvolvimental; Conhecimento Disciplinar; Conhecimento Pedagógico; Ensino e Desenvolvimento Humano.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )