SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue4School Time and Democratic Management: Mais Educação Program and the IDEB in search of quality of educationContinuing Education in Full-Time Schools: narratives of teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Educação & Realidade

Print version ISSN 0100-3143On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

PONCE, Branca Jurema. O Tempo no Mundo Contemporâneo: o tempo escolar e a justiça curricular. Educ. Real. [online]. 2016, vol.41, n.4, pp.1141-1160.  Epub Aug 25, 2016. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623660533.

A educação escolar constitui um espaço de disputa de poder, que se expressa mais enfaticamente pela luta por definir os currículos, os quais se encontram contaminados pelo ritmo da economia global e pela busca de resultados em rankings nacionais e internacionais. Como uma das consequências, a escola está às voltas com um cotidiano veloz e imediatista, que privilegia um tempo esvaziado de reflexão. Nesse contexto, aprofundou-se significativamente um problema já existente, o do tempo educativo escolar, objeto deste artigo que propõe o currículo como um instrumento social de responsabilidade coletiva, que visa à justiça social. Busca-se caracterizar o tempo de construção da formação como um dos aspectos importantes do currículo escolar.

Keywords : Currículo; Tempo; Políticas Educacionais; Tempo Escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )