SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.96 issue242Blank interval as a sign in the process of appropriation of writingPedagogical practices and didactic material of the "Read and Write Program" in the first grade of elementary school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

XAVIER, Rosineide Barbosa  and  SZYMANSKI, Heloisa. Compreensão de diálogo em um processo de construção coletiva do projeto político-pedagógico. Rev. Bras. Estud. Pedagog. [online]. 2015, vol.96, n.242, pp.61-78. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.1590/S2176-6681/3343-1291.

Sintetiza uma pesquisa que investigou como gestores, educadores e representantes de uma comunidade da zona norte de São Paulo compreenderam diálogo a partir da experiência de construção coletiva de um projeto político-pedagógico de duas organizações educativas. Fundamentando-se em Martin Buber e Paulo Freire, realizou-se um estudo qualitativo, utilizando-se de entrevista reflexiva coletiva. Os resultados apontaram para a compreensão de diálogo como conversa, participação, silêncio, integração e construção de conhecimento. A construção coletiva do projeto político-pedagógico mostrou a vontade de dialogar e a necessidade de maior disposição para ouvir o outro, desvelando diálogo como caminho de transformação social e busca por reconhecer o valor das relações interpessoais

Keywords : diálogo; Martin Buber; Paulo Freire..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )