SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Primitive accumulation, expropriation and legal violence: expanding the borders of critical sociology of lawNeoconstitutionalism and New Latin American Constitutionalism: two perspectives on equality, difference and participation. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Direito e Práxis

On-line version ISSN 2179-8966

Abstract

SMITH, Andreza do Socorro Pantoja de Oliveira  and  SANTOS, Jorge Luiz Oliveira dos. Corpos, identidades e violência: o gênero e os direitos humanos. Rev. Direito Práx. [online]. 2017, vol.8, n.2, pp.1083-1112. ISSN 2179-8966.  http://dx.doi.org/10.12957/dep.2017.21477.

No trabalho, objetiva-se apresentar uma compreensão teórica da violência de gênero, a partir dos debates dos casos de violência decorrentes da discriminação baseada na orientação sexual ou na mudança da identidade de gênero. A ideia se justifica pelas alarmantes notícias de violência cometidas contra pessoas gays, lésbicas, travestis e transexuais. Ao se identificar situações ocorridas na nossa sociedade que tem fundamento na desigual valoração que se dá às pessoas por causa do gênero, percebe-se como a discussão da igualdade necessita ser operacionalizada em ações concretas que busquem interferir nas realidades violadoras de direitos. Pretende-se analisar a violência de gênero como violação dos Direitos Humanos, notadamente contra aqueles que são considerados desiguais, a “multidão queer”.

Keywords : identidade sexual e de gênero; violência de gênero; direitos humanos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )