Acessibilidade / Reportar erro

Método intuitivo e lições de coisas por Ferdinand Buisson

  • BASTOS, Maria Helena Camara. Ferdinand Buisson no Brasil: pistas, vestígios e sinais de suas idéias pedagógicas (1870-1900). História da Educação Pelotas: Asphe, v. 4, n. 8, 2000, p. 79-109.
  • BASTOS, Maria Helena Camara. Educação infantil e ensino intuitivo: a contribuição de Marie Pape-Carpantier (1815-1878). Revista Conjectura, v. 17, n. 3, 2010, p. 2-33.
  • BASTOS, Maria Helena Camara. Introdução Verbete Laicidade. BUISSON, Ferdinand. Verbete Laicité/Laicidade. Dictionnaire de pédagogie et d'instruction primaire publié sous la direction de Ferdinand Buisson (1878-1887, p. 1469-1474). História da Educação. Pelotas: Asphe, v. 14, n. 32, 2010, p. 267-276.
  • BROGLIE, Louis Albert de Deyrole. Leçons de choses Paris: Michel Lafon, 2010.
  • BUISSON, Ferdinand. Éducation et republique Paris: Kimé, 2003, p. 78-83.
  • BRUNET, Martine. Ferdinand Buisson éducateur et pacifiste Paris: Paris Sorbonne IV, 2000.
  • BUISSON, Ferdinand. Conférence sur l'enseignement intuitif : conférences pédagogiques faites aux Instituteurs délégués à L'Exposition Universelle de 1878. 31 août 1878. Paris: Ch. Delagrave, 1897.
  • BUISSON, Ferdinand. Conférence et causeries pédagogique Paris, CH.Delagrave et Hachette, 1888.
  • BUISSON, Ferdinand. Dictionnaire de pédagogie et d'instruction primaire (extraits). Établissement du texte, présentation et notes par Pierre Hayat. Paris: Kimé, 2000.
  • BUISSON, Ferdinand (dir.). Dictionnaire de pédagogie et d'instruction primaire Paris: Hachette, 1878-1887.
  • BUISSON, Ferdinand (dir.). Nouveau dictionnaire de pédagogie et d'instruction primaire Paris: SHE/INRP, 2001. [Edição original 1911]
  • DELON, Charles. La leçon de choses: théorie et pratique avec un appendice sur la lecture expliquée. Paris : Hachette, 1887.
  • DUBOIS, Patrick. O dictionnaire de pédagogie et d'instruction primaire de Ferdinand Buisson (1878-1887 e 1911). História da Educação Pelotas: Asphe, v. 5, n. 9, 2001, p. 59-76.
  • DUBOIS, Patrick. Le dictionnaire de F. Buisson et ses auteurs (1878-1887). Revue Histoire de l'Éducation Paris: INRP, n. 85, 2000, p. 25-47.
  • DURANDET, Daniel. Les livres de nos cartables Paris: Editions, 2006.
  • FELDMAN, Daniel. Imágeneas en la historia de la enseñanza: la lámina escolar. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 86, 2004, p. 75-101.
  • KAHN, Pierre. La leçon des choses: naissance de l'enseignement des sciences à l'école primaire. Villeneuve d'Ascq (nord): Presses Universitaires du Septentrion, 2002.
  • RENONCIAT, Annie; SIMON-OIKAWA, Marianne (dir.). La pédagogie par l´image en France et au Japon Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2009.
  • SCHELBAUER, Analete R. A constituição do método intuitivo na Província de São Paulo (1870-1889). São Paulo: USP, 2003. 350f. Tese (doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo.
  • TEIVE, Gladys Mary G. Uma vez normalista, sempre normalista: cultura escolar e produção de um habitus pedagógico (Escola Normal Catarinense 1911-1935). Florianópolis: Insular, 2008.
  • VALDEMARIN, Vera T. Estudando as lições de coisas: análise dos fundamentos filosóficos do método intuitivo. Campinas: Autores Associados, 2004.
  • VALDEMARIN, V. T. Lições de coisas: conceito científico e projeto modernizador para a sociedade. Cadernos Cedes Campinas: Unicamp, v. 52, 2000, p. 74-87.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Maio 2013
  • Data do Fascículo
    Abr 2013
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com