Acessibilidade / Reportar erro

NATHAN WACHTEL: HISTÓRIA E ANTROPOLOGIA DE UMA AMÉRICA "SUBTERRÂNEA"* * Nathan Wachtel, Professor Honorário do Collège de France, esteve na Universidade Federal do Rio de Janeiro a convite do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em História Social, como titular da Cátedra Claude Bernard, em outubro de 2011, quando foi realizada a entrevista. A transcrição e a tradução foram feitas por Diego Galeano e a edição final e apresentação pela entrevistadora, Andrea Daher. Os livros citados ao longo da entrevista são os seguintes: La vision des vaincus. Les indiens du Pérou devant la conquête espagnole (1530-1570) (1971); Le retour des ancêtres. Les indiens Urus de Bolivie, XXe-XXVIe siècle. Essai d'histoire régressive (1990); La foi du souvenir. Labyrinthes marranes (2001); La logique des bûchers (2009); Mémoires marranes (2011). O entrevistado e a entrevistadora assinam a dedicatória desta entrevista.

NATHAN WACHTEL: HISTORY AND ANTHROPOLOGY OF A "SUBTERRANEOUS" AMERICA

Resumo

Nesta entrevista que Nathan Wachtel concedeu a Andrea Daher na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um percurso feito a partir de sua vasta obra faz vislumbrar uma experiência de trabalho única, cujo fundamento é a junção do relato dos vivos à letra dos mortos, entre antropologia e história, em que índios ou marranos são os agentes da história de uma América "subterrânea", soterrada nas conquistas do passado, porém viva em vestígios de memórias no presente.

Palavras-chave:
Antropologia; História; Marranismo; Índios americanos; Memória

Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo do São Francisco de Paula, 1, sala 420, cep: 20051-070 - 2224-8965 ramal 215 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistappgsa@gmail.com