SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue48Paradise is not here: violence against women in Tatiana Salem LevyContemporary look at a modern rereading: A lição de anatomia do temível Dr. Louison author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea

On-line version ISSN 2316-4018

Abstract

LISIAS, Ricardo. O que os fortes queriam? Uma análise de O que é isso, companheiro? e Os carbonários. Estud. Lit. Bras. Contemp. [online]. 2016, n.48, pp.229-246. ISSN 2316-4018.  http://dx.doi.org/10.1590/2316-40184812.

O artigo analisa a constituição do narrador de dois livros de memória publicados no final da última ditadura militar brasileira - O que é isso, companheiro?, de Fernando Gabeira, e Os carbonários, de Alfredo Sirkis -, procurando observar a maneira com que ambos transmitiam a ideologia de pacificação que marcou a fase de transição. Os dois livros fizeram um enorme sucesso assim que foram lançados, seus autores cumpriram trajetórias políticas muito parecidas e seus textos podem ser, assim, considerados paradigmáticos de um discurso que aos poucos tomou conta do Brasil e teve diversas consequências para a reconstrução das instituições nacionais.

Keywords : ditadura militar brasileira; redemocratização; texto memorialístico; narrador; Fernando Gabeira; Alfredo Sirkis.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )