SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue51A pact with the devil: Divórcio, by Ricardo Lísias, as a manual to understand autofictionThe selection of literary books for the Programa Nacional Biblioteca da Escola − PNBE 2006-2014 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea

On-line version ISSN 2316-4018

Abstract

FERNANDES, Ana Luiza  and  QUEIROZ, João. Quarenta anos do Quarenta clics em Curitiba, de Leminski e Pires. Estud. Lit. Bras. Contemp. [online]. 2017, n.51, pp.206-220. ISSN 2316-4018.  http://dx.doi.org/10.1590/2316-40185110.

Quarenta clics em Curitiba, publicado em 1976, é um raro, quase sem precedentes, exemplo de fotolivro de literatura brasileira. Realizado colaborativamente por Paulo Leminski e Jack Pires, o exemplar não aparece em qualquer antologia dedicada ao gênero “fotolivro”, nem é mencionado como projeto de livro de artista (artistic book) em publicações especializadas, sendo ainda negligenciado pela crítica e historiografia literárias. Na obra de Leminski, considerado um dos mais criativos e importantes escritores brasileiros da segunda metade do século XX, trata-se de seu único experimento intermidiático e sua primeira publicação como haicaísta. Neste artigo, introduzimos Quarenta clics em Curitiba, combinando algumas de suas pranchas com fragmentos de Click: zen e a arte da fotografia, único ensaio em que Leminski descreve as diversas fases de concepção do fotolivro.

Keywords : Quarenta clics em Curitiba; Paulo Leminski; fotolivro de literatura; haicai.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )