Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação dos aspectos temporais em cantores populares

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o processamento temporal de cantores populares que tocam ou não instrumento musical.

Métodos:

O estudo foi composto por 30 cantores populares de bandas baile,15 dos quais cantam e tocam instrumento(s) musical(is) (G1) e 15 apenas cantam (G2). Todos os participantes foram submetidos à realização da avaliação audiológica básica e dos testes do processamento temporal: teste de padrão de frequência (TPF) e teste de detecção de gaps no ruído (GIN).

Resultados:

Houve diferença estatisticamente significante na comparação do desempenho entre os grupos no que se refere ao limiar de acuidade temporal e percentual de acertos do GIN, bem como no desempenho do TPF, sendo os resultados do grupo de cantores que tocam instrumento musical melhores do que os obtidos pelo grupo que só canta.

Conclusão:

Cantores populares que tocam instrumentos musicais apresentam melhor desempenho nas habilidades auditivas de resolução e ordenação temporal quando comparados àqueles que só cantam.

Descritores:
Percepção Auditiva; Música; Testes Auditivos; Audição; Canto

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br