SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23Relationships between rainfall and throughfall in a secondary forest in southeastern Brazil: an evaluation of different statistical modelsExperimental and numerical investigation of flow patterns in shallow rectangular reservoirs with symmetrically positioned inlet and outlet channels author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RBRH

Print version ISSN 1414-381XOn-line version ISSN 2318-0331

Abstract

CORREA, Jairo dos Passos; FERNANDES, Lindemberg Lima; BLANCO, Cláudio José Cavalcante  and  NEVES, Raisa Rodrigues. Proposta de coeficiente de aproveitamento de água da chuva (CAAC) para determinação da lâmina efetivamente aproveitável aplicável a projeto de captação e aproveitamento de água pluvial. RBRH [online]. 2018, vol.23, e15.  Epub May 28, 2018. ISSN 1414-381X.  http://dx.doi.org/10.1590/2318-0331.231820170109.

O estudo avalia dados de precipitação para determinação de coeficiente de aproveitamento de água da chuva aplicável a projetos de captação e aproveitamento pluvial, com auxílio de testes estatísticos não paramétricos, partindo do pressuposto de que uma parte das lâminas de chuva precipitada é descartada. A análise da série histórica pluviográfica de lâminas de chuva mostrou que Belém apresenta grande potencial para aproveitamento de água de chuva, sendo identificados dois períodos, mais e menos chuvoso, no ano e os resultados apresentaram em média um evento de chuva por dia. Os dados são de janeiro de 2001 a dezembro de 2011, nos quais aproximadamente 38% são utilizados apenas para lavagem do sistema de captação. O teste de Anderson-Darling revelou a não aderência das séries de chuva a uma distribuição normal e segundo o teste Mann-Kendall não houve tendência significativa nas séries avaliadas. Após o cálculo das chuvas efetivamente aproveitáveis, da determinação dos coeficientes, e da aplicação do teste de normalidade Anderson-Darling e do teste de variância de Kruskal-Wallis, foi proposto um coeficiente de aproveitamento de água de chuva com módulo 0,78.

Keywords : Série pluviográfica; Testes não paramétricos; Belém.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )