SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue4Possible solutions to the shortcomings of the Yale-Brown Obsessive-Compulsive ScaleMotor learning in mobile (cell phone) device in Down syndrome patients - pilot project author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


MedicalExpress

Print version ISSN 2318-8111On-line version ISSN 2358-0429

Abstract

MARCHETTI, Paulo Henrique et al. PADRÃO ISOMÉTRICO DE ATIVAÇÃO MUSCULAR DURANTE O EXERCÍCIO AB WHEEL ROLLOUT EM DIFERENTES POSIÇÕES DO COMPLEXO ARTICULAR DO OMBRO. MedicalExpress (São Paulo, online) [online]. 2015, vol.2, n.4, M150404. ISSN 2318-8111.  https://doi.org/10.5935/MedicalExpress.2015.04.04.

OBJETIVO:

O objetivo do estudo foi investigar o padrão de atividade muscular isométrica de extensores de ombro e estabilizadores de tronco através de eletromiografia de superfície (sEMG) durante diferentes posições do complexo articular do ombro durante o exercício Ab Wheel Rollout.

MÉTODO:

Foram recrutados 8 voluntários jovens e treinados em força, com idade: 25 ± 3 anos, estatura: 178 ± 5 cm, e massa corporal total: 81 ± 2 kg. Os participantes realizaram duas séries de 10 segundos em contração isométrica utilizando o Ab Wheel Rollout, e mantiveram os joelhos apoiados no chão e os braços estendidos. Três posições de ombro (em relação ao tronco) foram avaliadas de forma aleatória entre os participantes: braços posicionados na vertical e alinhado ao eixo do Ab Wheel Rollout (neutra); 90 graus and 150 graus. Um período de cinco minutos de repouso foi respeitado entre posições e tentativas. Os sinais mioelétricos foram medidos para os seguintes músculos: Latíssimo do Dorso; Peitoral Maior; Eretor da Coluna; Reto do Abdome.

RESULTADOS:

Foi observado um aumento significante da atividade muscular isométrica para o músculo Reto do Abdome entre as posições: neutra x 90º, neutra x 150º e 90º x 150º. Houve aumento significante na ativação muscular isométrica do Peitoral Maior entre a posição neutra x 150º.

CONCLUSÃO:

O presente estudo indica que (a) o exercício Ab Wheel Rollout enfatiza a ação muscular do Peitoral Maior e do Reto do Abdome em relação ao Latíssimo do Dorso e aos Eretores da Coluna; (b) o nível de ativação mioelétrica depende das forças externas criadas pelo peso corporal e pelo braço de alavanca do centro de massa.

Keywords : Biomecânica; Desempenho físico; Exercício funcional.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )