SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27EFFECTS OF A RESISTANCE TRAINING WITH ELASTIC TUBING IN STRENGTH, QUALITY OF LIFE AND DYPSNEA IN PATIENTS WITH CHRONIC OBSTRUCTIVE PULMONARY DISEASELEVEL OF PHYSICAL ACTIVITY AND THE OCCURRENCE OF CHRONIC DISEASES IN PATIENTS OF THE PUBLIC HEALTHCARE SYSTEM IN PRESIDENTE PRUDENTE-SP author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Journal of Physical Education

On-line version ISSN 2448-2455

Abstract

MELO, Alexandre Barroso et al. NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. J. Phys. Educ. [online]. 2016, vol.27, e2723.  Epub Sep 26, 2016. ISSN 2448-2455.  https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v27i1.2723.

Mudanças comportamentais, como baixos níveis de atividade física, são observados em estudantes recém ingressados na universidade e colocam a saúde em risco. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar os níveis de atividade física (NAF) em acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. O presente estudo constitui uma pesquisa transversal, sendo a amostra composta por 285 graduandos de ambos os gêneros dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física. Utilizou-se o questionário internacional de atividade física (IPAQ), em sua versão curta, para medida do NAF. Os académicos apresentaram alta prevalência de atividade física classificada como Muito Ativo e Ativo (86%) e baixa prevalência de sedentarismo (14%), classificados como Irregularmente Ativo e Sedentário. Os resultados mostram que os estudantes dos cursos de Bacharelado e Licenciatura apresentam alta prevalência de atividade física, classificados como Ativo e Muito Ativo.

Keywords : Nível de atividade física; Educação Física; Acadêmicos; IPAQ.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )