SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3FRUITY AROMA PRODUCTION BY Ceratocystis fimbriata IN SOLID CULTURES FROM AGRO-INDUSTRIAL WASTESINTERFERON SELECTIVELY INHIBITS THE SYNTHESIS OF MAYARO VIRUS GLYCOPROTEINS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Microbiologia

versão impressa ISSN 0001-3714

Resumo

BARBOSA, Joel Antonio  e  REBELLO, Moacyr Alcoforado. INHIBITION OF MAYARO VIRUS REPLICATION BY PROSTAGLANDIN A1 IN Aedes albopictus CELLS. Rev. Microbiol. [online]. 1998, vol.29, n.3, pp.-. ISSN 0001-3714.  http://dx.doi.org/10.1590/S0001-37141998000300013.

Prostaglandin A1 (PGA1) inibe a replicação do vírus Mayaro em células de Aedes albopictus em doses não tóxicas para células não infectadas. A presença de PGA1 durante o período de adsorção, reduz a produção do vírus em 41%. A atividade antiviral é observada mesmo quando o tratamento é iniciado com 1 ou 2 horas após a infecção. Entretanto, em células pré-tratadas com PGA1 durante 24 h a replicação viral é inalterada. A análise das proteínas marcadas com 35S-metionina, por eletroforese em gel de poliacrilamida, mostra que a PGA1 inibe a síntese de proteínas virais e induz a síntese de polipeptídeos com peso molecular de 70 Kda, 57 Kda e 23 Kda. Em células pré-tratadas com actinomicina D observa-se um bloqueio da atividade antiviral, indicando que as proteínas de estresse induzidas pela PGA1 estão envolvidas neste mecanismo.

Palavras-chave : Vírus Mayaro; Prostaglandina A1; Células de Aedes albopictus; Proteínas de Choque Térmico; Actinomicina D.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons