SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3Bacteria isolated from a sugarcane agroecosystem: their potential production of polyhydroxyalcanoates and resistance to antibioticsProduction of biosurfactant by hydrocarbon degrading Rhodococcus ruber and Rhodococcus erythropolis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista de Microbiologia

Print version ISSN 0001-3714

Abstract

HAAS, Sandra R.; NASCIMENTO, Fábio R.; SCHNEIDER, Ivo André H.  and  GAYLARDE, Christine. Floculação de partículas finas de fluorita com a Corynebacterium xerosis. Rev. Microbiol. [online]. 1999, vol.30, n.3, pp. 225-230. ISSN 0001-3714.  http://dx.doi.org/10.1590/S0001-37141999000300007.

O tratamento de partículas finas dispersas em líquidos é comum em diversas indústrias e especialmente importante no processamento de minérios. A eficiência de operações de sedimentação pode ser substancialmente aumentada com a floculação. O objetivo deste trabalho foi estudar a floculação de partículas de fluorita com a bactéria Corynebacterium xerosis. A metodologia empregada para avaliar a floculação incluiu experimentos de floculação, microeletroforese e microscopia ótica. Os resultados demonstraram que as células da Corynebacterium xerosis se aderem na superfície da fluorita, promovendo a agregação das partículas. Flocos de alta qualidade podem ser obtidos rapidamente em pH 7,0 a uma concentração de microrganismos de 40 mg/l, dosagem esta consideravelmente menor do que aquelas previamente relatadas na literatura. Os resultados são discutidos em termos das propriedades superficiais do mineral e do microrganismo.

Keywords : adesão; Corynebacterium xerosis; floculação; fluorita.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English