SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Crescimento e atividade de endoglicanase de Acetivibrio cellulolyticus cultivado em três diferentes substratos celulósicosPurificação de b-galactosidase de Kluyveromyces fragilis por partição por bioafinidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista de Microbiologia

versão impressa ISSN 0001-3714

Resumo

SALVA, Terezinha J.G. et al. Algumas propriedades enzimáticas da colesterol oxidase produzida por Brevibacterium sp. . Rev. Microbiol. [online]. 1999, vol.30, n.4, pp. 315-323. ISSN 0001-3714.  http://dx.doi.org/10.1590/S0001-37141999000400005.

Neste trabalho foram definidas algumas propriedades da enzima colesterol oxidase produzida por uma linhagem de Brevibacterium sp. isolada de leite de búfala e foram identificados os compostos resultantes da degradação do colesterol pela bactéria. Uma pequena fração da enzima sintetizada pelas células cultivadas em meio líquido por 7 dias foi liberada no meio de cultura e uma fração maior permaneceu ligada à membrana celular. A extração desta fração foi eficientemente efetuada em tampão fosfato 1mM, pH 7,0, contendo 0,7% de triton X-100. A estabilidade da enzima congelada e a 45oC foi aumentada pela adição de 20% de glicerol. A temperatura ótima para a atividade enzimática esteve ao redor de 530C e o pH ótimo esteve ao redor de 7,5. O único produto da degradação do colesterol, causada pela ação da célula bacteriana e pela colesterol oxidase ligada à membrana, acumulado no meio de cultura foi o 4-colesteno-3-ona. Análise cromatográfica revelou que uma pequena quantidade de compostos não esteroídicos, além de 4-colesteno-3-ona, formados durante a fermentação, permanecem aderidos à célula e são extraídos juntamente com a enzima na solução com detergente. A oxidação do colesterol pela enzima bruta ocorreu segundo uma equação de primeira ordem.

Palavras-chave : colesterol oxidase; Brevibacterium sp.; colesterol; 3b-hidroxiesteroide oxidase.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês