SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue1Photo-Fries rearrangements of 1-naphthyl (R)-2-phenylpropanoate in poly(vinyl acetate) and ethyl acetate: influence of medium polarity and polymer relaxation on motions of singlet radical pairsCricket singing means rain: semiotic meaning of insects in the district of Pedra Branca, Bahia State, northeastern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais da Academia Brasileira de Ciências

Print version ISSN 0001-3765

Abstract

MENDONCA, Luciana B.  and  ANJOS, Luiz dos. Flower morphology, nectar features, and hummingbird visitation to Palicourea crocea (Rubiaceae) in the Upper Paraná River floodplain, Brazil. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2006, vol.78, n.1, pp. 45-57. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/S0001-37652006000100006.

Investigamos a morfologia floral, as características do néctar e a visita de beija-flores a Palicourea crocea (Rubiaceae), uma espécie ornitófila arbustiva comumente encontrada no sub-bosque da vegetação ripária na planície de inundação do Alto Rio Paraná, Brasil. As flores são distílicas, sendo o dimorfismo estilete-estames acompanhado por outras variações morfológicas no comprimento da corola, altura das anteras, comprimento das anteras e comprimento e forma das papilas estigmáticas. Não foi observada reciprocidade estrita na posição dos estigmas e anteras entre flores longistilas e brevistilas. A floração da espécie ocorreu durante a estação chuvosa, de outubro a dezembro. A disponibilidade de néctar foi relativamente constante ao longo do dia, o que aparentemente possibilitou aos beija-flores visitar a planta o dia todo. O conteúdo energético de néctar por flor (66,5J) e a demanda diária de energia dos beija-flores visitantes(superior a 30kJ) os obrigaria a visitar diariamente centenas de flores da espécie, o que pode aumentar o fluxo de pólen. Três espécies de beija-flores foram observadas: beija-flor-dourado (Hylocharis chrysura), beija-flor-de-colete-preto ( Anthracothorax nigricollis) e esmeralda-de-bico-vermelho ( Chlorostilbon aureoventris). A freqüência de visita dos beija-flores, as características do néctar e a baixa disponibilidade de outras flores visitadas por beija-flores na área de estudo indicam que P. crocea é uma fonte de néctar importante para beija-flores de bico-curto no local.

Keywords : interações aves-plantas; heterostilia; polinização; Mata Atlântica; vegetação ripária; conservação.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English