SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue1Differentially displayed expressed sequence tags in Melipona scutellaris (Hymenoptera, Apidae, Meliponini) developmentMolecular basis of mammalian cell invasion by Trypanosoma cruzi author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais da Academia Brasileira de Ciências

Print version ISSN 0001-3765

Abstract

CAMARGO, Carolina R.; COLARES, Elton  and  CASTRUCCI, Ana Maria L.. Seasonal pelage color change: news based on a South American Rodent. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2006, vol.78, n.1, pp. 77-86. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/S0001-37652006000100009.

A muda e a mudança de cor sazonal da pelagem de mamíferos são influenciadas por variações no fotoperíodo. Calomys laucha, um roedor sul-americano, exibe mudança de cor de pelagem sazonal; entretanto, diferentemente dos roedores do hemisfério Norte, os quais apresentam cor cinza ou marrom durante o verão e branca durante o inverno, a pelagem de C. laucha muda de uma cor alaranjada durante o verão para cinza escuro durante o inverno. Animais mantidos por mais de um ano em fotoperíodo estacionário (CE 12:12h, 22ºC) apresentaram pelagem alaranjada durante o mês correspondente ao verão (Janeiro), e cor cinza durante o mês de inverno (Julho). Animais de mesma idade foram avaliados durante os meses de verão ou inverno, e também apresentaram pelagem de cores diferentes. Animais expostos a condições artificiais de verão ou de inverno durante 12 semanas sofreram mudança de cor da pelagem, não de acordo com as condições ambientais a que estavam sujeitos como esperado, mas exibiram a mesma cor dos animais mantidos em fotoperíodo estacionário. Estes resultados sugerem que a mudança de cor da pelagem de C. laucha é controlada por um ritmo endógeno circanual.

Keywords : Mudança de cor; ritmo endógeno; sazonalidade; muda; cor da pelagem.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English