SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue1Determinants of HIV-1 mother-to-child transmission in Southern BrazilNew U-Pb SHRIMP zircon ages for pre-variscan orthogneisses from Portugal and their bearing on the evolution of the Ossa-Morena tectonic zone author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais da Academia Brasileira de Ciências

Print version ISSN 0001-3765

Abstract

PASSOS-BUENO, Maria Rita et al. Mutations in collagen 18A1 (COL18A1) and their relevance to the human phenotype. An. Acad. Bras. Ciênc. [online]. 2006, vol.78, n.1, pp. 123-131. ISSN 0001-3765.  http://dx.doi.org/10.1590/S0001-37652006000100012.

Colágeno XVIII, uma proteoglicana, é um componente das membranas basais (MBs). Existem três isoformas distintas que diferem apenas na região N-terminal, mas que apresentam um padrão específico de expressão nos diferentes tecidos e durante o desenvolvimento. A clivagem da região C-terminal produz endostatina, um inibidor de angiogênese. Na sua região N-terminal, há um motivo "frizzled'', o qual parece estar envolvido com a sinalização de Wnt. Mutações no gene COL18A1 causam a síndrome de Knobloch (SK), uma condição de herança autossômica recessiva caracterizada por degeneração vítreo - retiniana, degeneração de mácula e encefalocele occipital. Esta revisão discute o efeito tanto de alelos raros como polimórficos no fenótipo, mostrando que deficiência de uma das isoformas de colágeno XVIII é suficiente para causar SK e que alelos nulos causando deficiência de todas as isoformas de colágeno XVIII estão associadas a alterações oculares mais graves. Esta revisão, além de ilustrar a importância funcional do colágeno XVIII no desenvolvimento do olho e na manutenção de sua estrutura, também mostra que esta proteína tem um papel funcional importante em outros tecidos e órgão, como no sistema nervoso central e rim.

Keywords : COL18A1; colágeno XVIII; síndrome de Knobloch; desenvolvimento ocular; migração de célula neuronal; craniossinostoses; polimorfismos; D1437N.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English